Desde o ano de 1964, a Igreja Católica no Brasil, através da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - promove a Campanha da Fraternidade, um movimento que se inicia sempre na quarta-feira de Cinzas, tendo como pico alto o período quaresmal e se estendendo pelo ano inteiro. Em 2012, o tema que será discutido, debatido e refletido será "Saúde Pública", o que reflete a preocupação da Igreja com um serviço público de mais qualidade. Na ocasião, além de trabalhar o tema e fazer celebrações temáticas, a Igreja promove ainda grupos de discussão, afim de propor alternativas de recuperação e melhoria do Sistema Público de Saúde. É sempre bom lembrar que o Brasil, apesar de com grande decadência, é um dos poucos países a possuir um serviço público de saúde unificado, o SUS - Sistema Único de Saúde.
Mas o que faz com que o Brasil, um país tão rico de recursos naturais, com uma economia que se solidifica a cada dia, tenha tantos problemas em oferecer uma saúde mais eficiente, humanizada à sua população?
O ponto mais agravante e que muito dificulta esta promoção de um serviço de saúde mais efetivo é a corrupção, a lavagem de dinheiro, a evasão de divisas... Com tantos crimes cometidos pelos representantes do povo, pouco sobra para gastar com a população.
É preciso lembrar que a Igreja busca sempre melhorias que promovam a vida e a dignidade humana, enaltecidas por Jesus Cristo, que no Evangelho de São João manifestou o desejo de que todos tivessem vida digna e em abundância. Um exemplo na prática foi o que aconteceu em 2003: após discutir o tema "Idoso" na CF, a Igreja fez pressão e conseguiu, junto aos movimentos sociais que o Estatuto do Idoso fosse desengavetado.
É preciso lembrar ainda que, as leis que propõem um tratamento mais rigoroso com os corruptos, foram consequências de lutas promovidas pela Igreja, em parceria com a OAB e outros movimentos sociais, como foi o caso da Lei 9840, que criminaliza a compra de votos.
Portanto, que em 2012, estejamos juntos, lutando, caminhando, perseguindo os nossos ideais, de ver uma Saúde que realmente atenda as necessidades da população, e que não tenhamos que conviver com o descaso que muitas vezes, levam nossos irmãos a morte sem nem sequer um atendimento.

 CF 2012
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
Lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra" (cf. Eclo. 38, 8

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.