Logotipo das Pontifícias Obras
Missionárias (POM)
O mês de outubro é mais do que especial para a Igreja, sobretudo a Igreja do Brasil: neste mês celebramos as devoções marianas do rosário, as festas de Nossa Senhora do Rosário, Aparecida, de Fátima, Mãe e Rainha  de São Francisco e Santa Clara...
E o que é a Missão? A missão é o sentido mais profundo do ser cristão, pois o próprio Jesus nos chama e nos envia a chamarmos as ovelhas que estão desgarradas do rebanho.
Os primeiros grandes missionários foram os apóstolos que, após a morte de Jesus passaram a anunciar o seu santo Evangelho. São Paulo, apesar de não ter vivido com Jesus, é considerado um exemplo de verdadeiro ardor missionário, tanto que chegou a afirmar em determinado momento: "Eu vivo, mas não sou eu, é cristo que vive em mim" (). Isto significa que ele atingiu o ápice, a plenitude da vida missionária quando chega a ter em si os mesmos sentimentos do Cristo, sem o qual a sua vida já não tem nenhum sentido.
Mas nem todas as pessoas vão aos rincões mais distantes do mundo levar o Evangelho a quem ainda não conhece Jesus. Para quem não vai, existem outras formas de evangelizar: podemos levar Jesus às pessoas pelo nosso exemplo, pelo nosso seguimento, dando testemunho do que é viver como Cristo nos pede. De uma forma mais prática, temos a obrigação de contribuir financeiramente para as Obras Missionárias, doando um pouco daquilo que o senhor nos dá com fartura. Assim, no terceiro domingo do mês de outubro, dia em que se celebra as Missões, a Igreja promove uma coleta especial que tem como finalidade financiar os custos da Evangelização mundo a fora. 
Atualmente a Igreja mantém cerca de 1095 projetos de evangelização espalhados mundo a fora por países que nem sequer ouviram falar em Jesus ainda. Precisamos ajudar estas obras, que estão espalhadas em algumas ordens:
1. Propagação da Fé, que existe desde 1822;
2. Infância Missionária, que existe desde 1843;
3. São Pedro Apóstolo, desde 1889;
4. União Missionária, desde 1916.
Estas juntas formam as Pontifícias Obras Missionárias, pois são aprovadas pela Igreja e pelo Papa.
Portanto, próximo domingo, dia 23/10, é o Dia desta Coleta Missionária e o dia de nos desprendermos um pouco de nós para ajudarmos aos irmãos que nem sabem que cristo morreu também por seu amor e que por este mesmo amor, venceu a morte, ressuscitou e nos espera, na vida eterna.

"Ide ao mundo inteiro e anunciai o Evangelho a todas as criaturas." (Mt 28, 20)

Para conhecer mais sobre as POM acesse: www.pom.org.br

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA: www.pom.org.br

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.