A Liturgia desse domingo nos lembra do dia Mundial das Missões. O batismo nos inseriu para sermos missionário no mundo hostil a Deus. O anuncio deve ter matiz do amor e do testemunho. Se quisermos ser coerente a Deus devemos amá-Lo e também nossos irmãos como nós mesmos.

No livro do Êxodo nos mostra o maior Mandamento que é o amor real aos necessitados e desprotegidos. Ai está incluído: os estrangeiros, as viúvas, os órfãos, os endividados, os pobres, etc. Se amamos a Deus devemos amar o próximo e está prescrito na lei divina. Isso vamos ver claramente no evangelho desse domingo, onde Jesus explicita esse amor, pois só podemos ser coerente no amor a Deus se estiver presente o amor ao nosso próximo (cf. Ex 22,20-26).
O apostolo São Paulo dá ênfase ao amor vivido entre os cristãos da comunidade Tessalônica que faz acontecer o nascimento da fé e do amor entre os irmãos. Essa prática cristã produz frutos na comunidade e nas outras, pois o testemunho fala mais alto na missão de propagar o evangelho de Cristo. o exemplo de Amor (cf. 1Ts, 5c-10).

O evangelista São Mateus mostra Jesus resumindo a Lei de Deus na Lei maior que é o amor., Jesus resume toda a LEI no Amor que está intimamente ligada ao Amor a Deus e aos irmãos. Jesus responde a uma pergunta capciosa e maldosa dos fariseus para poder culpar Jesus e levá-Lo a condenação. Eles perguntam a Jesus qual é o maior dos Mandamentos de Deus? Deus tinha dado 10 mandamentos, mas na época de Jesus o costume era 613 mandamentos para ser vivido. Um fardo para o povo de Deus. Mas Jesus responde usando duas passagens do Antigo Testamento que são: "Amarás o Senhor teu Deus com todas..." (Dt 6,5) e "Amarás teu próximo como a ti mesmo..." (Lv 19,18) Agora Jesus inaugura um novo temo, resumindo esse dois em um: Amar a Deus e ao próximo como a ti mesmo (cf. Mt 22,34-40).
Isso é cerne do cristianismo. Não se pode dizer ser cristão se não houver amor a Deus e aos irmãos. A nossa sociedade precisa viver esse mandamento novo de Jesus e desse modo o mundo se humaniza e cristianiza nas relações pessoais que visam a justiça e a paz para todos. Deus é amor e quer que todos participam desse amor na construção de uma sociedade que não haja excluídos e nem marginalizados.

Devemos promover a verdadeira religião demonstrada por Jesus e não ficar preso as coisas secundarias, normas arcaicas e ritualismo sem sentido que afastam os nossos irmãos a comunhão com Deus e com os outros. Devemos ser missionários com as nossas atitudes coerentes da fé em Jesus Cristo, Senhor da vida e da Historia.

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 19-10-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.