O cristão está a caminho do céu, mas peregrinando na terra. Aqui fazemos a experiência humana com o divino, pois participamos da Igreja e ainda somos membros dela por Cristo no Batismo. Deus quis estar em comunhão com a humanidade desde o principio da criação. Deu-nos um grande presente o livre arbítrio de escolher o bem e o mal. O pecado trouxe à desordem e o desequilíbrio à pessoa e por conseqüência a morte, a desilusão e o não caminho. Deus, na sua bondade e no seu grande amor, fica de braços abertos para todos aqueles que se reconhece como pecador e tomam a decisão de voltar para Deus e para uma vida da graça na comunidade, na família, na Igreja e no mundo.

Ao inaugurar na tarde do último dia 19, a Domus Australiae, um centro de hospitalidade para os peregrinos australianos que vão a Roma, o Papa Bento XVI ressaltou que as peregrinações aos lugares santos recordam ao homem que sempre devem estar em caminho ao céu, à santidade (1).

O Papa lembrou em seu discurso, a acolhida que recebeu no país durante a Jornada Mundial da Juventude em 2008, assim como a canonização, da primeira santa australiana, Mary Mac Killop, em 2010. Em seguida Bento XVI ressaltou que "nossa existência terrestre transcorre em caminho para o objetivo final, onde nem olho viu, nem ouvido ouviu, nem passou pelo coração do homem as coisas que preparou Deus para os que lhe amam’" (cf.1Co.2.9-12), disse. Bento XVI, continuou, "a larga tradição da Igreja de peregrinação aos lugares santos serve para recordar-nos que nos dirigimos para o céu, chama-nos à santidade, aproxima-nos cada vez mais ao Senhor e nos fortalece com alimento espiritual para a viagem". Por fim, o Papa afirmou "os que peregrinam a esta cidade retornam aos seus lares renovados e fortalecidos na fé, e sustentados pelo Espírito Santo em seu caminho para cima e para frente rumo ao seu lar celestial" (1).

Somos cidadão do céu e da terra e estamos caminhando, hora caindo e outra hora levantando, mas não com as nossas forças e sim com a graça de Cristo. A casa do céu é construída com os materiais que usamos na terra que são : o amor, a bondade, a justiça, a solidariedade, a partilha, o perdão etc. A onde encontra esse material para bela construção desta casa celeste onde vamos morar com todos os nossos irmãos? Essas coisas não se compram em comercio ou em outro lugar e nem se barganha numa agremiação religiosa. Então onde podemos encontrar essa dádiva que está nos materiais que constroem a nossa verdadeira casa no céu?
A resposta é simples: viver os mandamentos, seguir realmente Jesus, tomar a cruz, viver uma vida desapegada, ter olhos de Cristo, receber os sacramentos, ter momentos de oração e reflexão na Palavra de Deus, etc. Não se misturar aos hipócritas e fingidos e nem ficar no intimismo religioso que levam ao egoísmo e individualismo de uma religião alienada cheia de normas arcaicas e rituais anacrônicos que não tem mais sentido para termos vida em abundância. Jesus alertava aos lideres religiosos que falavam e colocavam fardos pesados nas pessoas, mas os seus corações e lábios professavam não condiziam com a vontade de Deus, pois não tinham coerência de vida.

Oxalá, o mundo seria melhor se todos fossem revigorados nos lugares santos e nas suas casas que são pequenas igrejas domesticas. Sejamos peregrinos em busca de Deus aqui na terra e com os olhares para a terra definitiva que é o céu, a morada de todos nós;Amém!


Ecclesia domestica. Deus in nobis.
(1) www.a12.com

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 23-10-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.