A liturgia nos faz estar em contato com o nosso Deus e Ele torna-se um Pai zeloso que nos ensina, nos ajuda no momento difícil e também nos dá animo para a missão. Celebramos a Festa de Nossa Senhora do Rosário. “Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando se celebrou a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate”(1).

“Embora Maria seja a Protagonista do Rosário, na verdade trata-se de uma oração Cristocêntrica, onde se contemplam os mistérios da nossa Redenção e quem nos redimiu foi Jesus Cristo, e como tudo na Vida de Nossa Senhora, o Terço nos conduz ao centro da Fé que é Jesus, o Filho de Deus, justificando assim a célebre expressão "Tudo por Jesus e Nada sem Maria". Em todos os mistérios contemplados, Maria está em comunhão com Jesus e com o Pai, sendo que a ação é obra do Espírito Santo, não é à toa que antes da contemplação de cada mistério, se louva o Pai, o Filho e o Espírito Santo” (1).

“Sem Jesus, a Vida da Virgem Maria não teria sentido, mas a sua vocação de ser Mãe de Deus, não aconteceu de maneira mágica, é muito importante compreendermos que, quando se coloca como Serva nas mãos de Deus, MARIA não renunciou a Vida, tornando-se um robô nas mãos do Pai, ao contrário, seus planos passaram a ter um sentido, isso significa dizer, que suas escolhas e decisões passaram a ter como única referência a Vontade de Deus”(1).

“Fazer-se serva do Pai Eterno, não significa abrir mão do livre arbítrio, pois essa liberdade é dom que custou caro á cada homem e mulher, a Vida de Jesus, sua paixão e morte, re-significou a Vida humana, dando-lhe um sentido, permitindo ao homem retomar decisões e fazer escolhas. A Fé não anula a nossa experiência humana, ao contrário, dá a ela um novo significado, cuja profundidade nós encontramos em Jesus de Nazaré. Por isso que o anúncio do anjo revolucionou a Vida de Maria e ao repeti-lo uma dezena de vezes, diante de cada mistério a ser contemplado, estamos manifestando o nosso desejo de imitá-la, acolhendo no coração, que foi o primeiro lugar que Jesus foi gestado em Maria, essa mesma esperança de vermos o Reino acontecer, pela ação Divina, e com a nossa participação direta...”(1)

Deus nos ama e nos dá Maria, a mãe do sim e do rosário para que possamos caminhar nos nossos trabalhos diários. Na comunidade somos impulsionados para o amor sempre que ajuda as pessoas que mais precisam. Sempre teremos pessoas que estão em necessidades e nestes momentos, a oração perseverante em comunidade ajuda muito. Assim, é o que ouvimos hoje nos Atos dos Apóstolos, depois que Jesus foi para o céu, os apóstolos, juntamente com algumas mulheres e entre algumas estava Maria e os primos de Jesus, reunidos em oração. Devemos reunir sempre com disposição de vivenciar o amor a Jesus com Maria e também a todos os nossos irmãos.
O evangelista Lucas nos mostra o mensageiro de Deus na casa de Maria e o sim de Maria a Deus a favor de toda humanidade. Ela, a mulher de oração e da escuta da Palavra, ouve, entende e responde como uma serva solicita.
Deus vem habitar entre nós por meio de Maria. Devemos aprender de Maria, a humilde serva do Senhor , ser mais atento a Palavra de Deus, ser uma pessoa de oração e perseverante no bem. Deus sempre intervém na historia, mas espera a resposta livre do homem e da mulher ao seu projeto de salvação, vida e justiça.

O reino de Deus precisa de operários zelosos e cheios de amor doação que leva a Palavra de Deus e esperança a todos que mais necessitam. O rosário de Maria contempla os mistérios de Deus revelados em cada dezena. Se quisermos estar sempre perto de Deus, devemos entrar na escola de Maria, rezar o terço, receber a eucaristia e vivenciar os valores evangélicos e cristãos.
Que a luz que brota do nosso amor vivido seja irradiados a todos. Amém

(1) www.npdbrasil.com.br/religio/evangelho_do_dia_semana.htm


Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 07-10-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.