O Rosário é uma oração particular a Nossa Senhora, que já tem muitos anos de tradição. Por falta de conhecimento de causa, muitas pessoas o consideram uma oração repetitiva e sem sentido. Evidentemente, qualquer oração feita da boca para fora não tem sentido nem profundidade espiritual, o que não vai acontecer se você rezá-lo e meditá-lo da maneira correta.
A devoção a Nossa Senhora do Rosário consta desde 1208, quando Maria apareceu ao jovem São Domingo de Gusmão, na qual ela o entregou o rosário. É comemorada em 07 de outubro, devido a uma vitória contra os turcos, atribuída a intercessão de Nossa Senhora. Naquele ano, o Papa Gregório XIII introduziu uma nova aclamação a Maria na Ladainha: "Auxílio dos Cristãos". E a Basílica que antes se chamava Nossa Senhora da vitória em comemoração a Batalha de Lepanto, passou a chamar-se ""Nossa Senhora do Rosário".
Mas o que é o Rosário?
O Rosário é um conjunto de 4 terços. Cada terço é composto de 5 mistérios. Cada mistério é composto de 1 Pai-Nosso e 10 Ave-Marias. Entre os mistérios, costuma-se fazer algumas orações breves, que podem ser de intercessão a Maria e a Santíssima Trindade.
Vejamos a estrutura:
1. Sinal da Cruz (Sinal do Cristão)
2. Oração do CREDO - Profissão de Fé. Nele estão contidos todos os ensinamentos nos quais devemos crer: na Santíssima Trindade, que Deus Pai criou tudo que há; que Deus Filho se encarnou no seio da Virgem por obra do Espírito Santo e que morreu, foi sepultado, ressuscitou e está a direita de Deus. Confirmamos nossa fé no Espírito Santo e na Igreja, dizendo ainda que acreditamos na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição e na vida eterna. Portanto, se não cremos em alguma destas verdades, estamos contrariando a nossa fé. Veja:

"Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do Céu e da terra. E em Jesus cristo, seu Único Filho Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, desceu à Mansão dos Mortos e ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e está sentado a direita de Deus Pai, todo-poderoso. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém." 

3. Pai-Nosso - A oração que Jesus ensinou aos seus discípulos vem logo após. Esta oração sintetiza os ensinamentos de Cristo sobre o amor ao próximo, respeitar os mandamentos e viver segundo a sua vontade. Esta oração é mais uma vivência que uma oração: ao rezá-la, devemos ter consciência de que queremos realmente seguir o Projeto de Deus para nós, amando, perdoando, aceitando a sua vontade e ajudando na construção do seu Reino.

"Pai-Nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso Reino e seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia, nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal." (cf. Mt 6, 7-12).

4. Após, temos três Ave-Marias, dedicadas a Santíssima Trindade, com quem Maria tem plena comunhão: ao Pai que a criou, ao Filho que nos remiu do pecado e que foi engendrado em seu ser e ao Espírito que a santificou e a encheu com a sua graça. Apesar das críticas, a oração da Ave-Maria é bíblica: compõe-se da saudação do Anjo e de Santa Isabel a Maria. Em seguida, faz-se uma pequena prece:

"Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. (Lc 1, 28) Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. (Lc 1, 42b). Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!"

5. Após breve jaculatória (oração breve), inicia-se a contemplação dos mistérios. A contemplação é feita da seguinte forma:
1. Mistérios Gozosos - São cinco mistérios em que se relembra a vida oculta de Jesus, ou seja, desde a sua anunciação até antes de sua manifestação ao povo.
1- Anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora (Lc 1, 26ss)
2 - Visita de Maria a sua Prima Isabel (Lc 1, 39ss)
3 - Nascimento de Jesus em Belém (Lc 2, 1-7)
4 - Apresentação de Jesus no Templo (Lc 2, 21ss)
5 - A Perca e Encontro de Jesus em Jerusalém aos 12 Anos (lc 2, 41-52)

2. Mistérios Luminosos - São os fatos mais marcantes da vida pública de Jesus, isto é o período de sua pregação do Evangelho. Estes foram acrescentados pelo Papa João Paulo II.
1. Batismo de Jesus no Rio Jordão (Mt 3, 13ss)
2. Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-11)
3. Anúncio do Reino de Deus e convite à conversão (Mc 1,15; Lc 7,47-48 e Jo 20,22-23)
4. Transfiguração de Jesus no Monte Tabor (Lc 9, 35)
5. Instituição da Eucaristia (Jo 13, 1ss)

3. Mistérios Dolorosos - São os momentos da Paixão e Morte do Senhor.
2. Flagelação de Jesus (Mt 27, 15-26);
3. Coroação de espinhos (Mt 27, 27-31)
4. Jesus carregando a Cruz até o Calvário (Jo 19, 16b-17)
5. Crucificação e morte do Senhor (Jo 19, 17-22)

4. Mistérios Gloriosos - São os mistérios da Ressurreição do Senhor, de sua partida bem como também de sua mãe.
1. Ressurreição do Senhor (Lc 24, 1ss)
2. Ascensão do Senhor (Lc 24, 44-53)
3. Vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos no Cenáculo (At 2, 1-4)
4. Assunção de Maria ao céus (Catecismo da Igreja Católica 966)
5. Coroação de Maria no céu como Rainha do Céu e da terra (Ap 12, 1ss)

Que tenhamos neste mês mais devoção e amor para com Maria e com o Santo Rosário.
Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós!

BIBLIOGRAFIA:
1. http://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_Ros%C3%A1rio Consultas ao site e imagem.

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.