Adital
Entre os próximos dias 9 e 11 será realizado oFórum da Terra – IV Encontro Regional da Coalizão Internacional para o Acesso à Terra (ILC, na sigla em inglês). O evento é organizado por ILC, Fundação para o Desenvolvimento em Justiça e Paz (Fundapaz) e a Federação Agrária Argentina (FAA), e ocorrerá na província de Salta, na Argentina.
De acordo com a convocatória, o Fórum da Terra terá, primeiramente, dois dias de conferência regional, dedicados a "aprofundar a análise das tendências locais, nacionais e regionais e suas relações com as dinâmicas globais”. Para isto, será debatido o contexto agrário na Argentina, o que inclui marcos normativos e propostas políticas como a Lei de Estrangeirização da Terra.

Também compõem a pauta a situação dos povos indígenas e dos jovens com relação ao acesso à terra, bem como a concentração do recursos na América Latina. Complementando o debate, será abordado o papel do Estado em nível local e nacional, assim como experiências de sucesso e casos concretos em que se dá o acesso à terra e gestão territorial por organizações locais.

A primeira sessão plenária é intitulada "Compreender oportunidades e desafios na Argentina e Província de Salta", debruçando-se sobre a situação socioeconômica, ambiental e legal de indígenas e camponeses.

Já a segunda sessão observará "Tendências regionais na América Latina - concentração, exclusão, crescimento econômico e sustentabilidade ambiental", abordando principalmente o acesso da juventude à terra. O dia será concluído com os resultados dos observatórios de terras e recursos naturais.

O segundo dia de evento será dedicado a compartilhar experiências, com a sessão "Casos concretos de acesso a terras, manejo de recursos e gestão territorial", na qual estarão presentes representantes da Bolívia e Guatemala.

Pela tarde, o debate girará em torno do papel do Estado com relação ao acesso à terra, pensando-se políticas para limitar concentração fundiária, para facilitar acesso de mulheres à terra e outras, com a participação de ativistas do Peru, Nicarágua, Bolívia e Equador.

O terceiro e último dia de Fórum ficará por conta da Reunião Interna da Plataforma Latiano-americana da ILC. Neste momento, o objetivo será pensar os avanços na região, maneira de implementar o novo marco estratégico, estratégias para avançar no planejamento nos próximos anos e outras questões.

O evento deverá contar com a participação do ministro de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Julián Domínguez, do governador de Salta, Juan Manuel Urtubey, e do diretor da ILC, Madiodio Niasse.

Para informações sobre o Fórum da Terra e programação completa, viste o site da ILC: http://americalatina.landcoalition.org/Foro-de-la-Tierra

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.