A celebração do Natal já se aproxima e isto nos causa muita alegria, pois o Senhor já está no nosso meio. Esse é o domingo da Alegria (gaudete). Deus quer estar presente na nossa vida e nos quer unidos como irmãos e irmãs que caminham para o Reino definitivo.

O profeta Isaias nos faz uma declaração de alegria que é uma boa noticia, pois a salvação de nosso Deus já esta se cumprindo. Onde estiver Deus, as coisas se renovam, vem a esperança de dias melhores. O contexto da realidade do povo de Deus que retornava do exílio era : um povo desanimado e sem esperança causada pela frieza e hostilidade dos habitantes de Jerusalém aos que estavam retornando do Exílio. Então, o profeta vem anunciar a esse povo oprimido a noticia da restauração plena, da paz, da justiça e um ano da graça para restaurar a harmonia que vem do ano jubilar.Assim o povo de Deus responde com alegria e uma nova esperança, pois Deus não esquece o seu povo eleito. Deus sempre ama o seu povo e o quer em comunhão com Ele sempre.(cf. Is 61,1-2ª.10-11)

Na primeira carta de São Paulo aos Tessalocenses,, Paulo exorta à ALEGRIA dizendo "Sede sempre alegres". A verdadeira alegria nasce da oração, isto é, "rezai sem cessar, dai graças"; brotado de um coração aberto ao Espírito Santo e de uma vida moral irrepreensível. A nossa alegria não pode ser momentânea dos prazeres terrenos, mas uma alegria permanente que vem do Senhor através do nosso encontro pessoal com Ele. Deus nos ama muito. Se estivermos com Ele, então a nossa alegria é verdadeira.(cf. 1Ts 5,16-24).

No Evangelho de São João nos mostra João Batista que dá o grande motivo da ALEGRIA para todo cristão dizendo: "Já está no meio de vós aquele que ainda não conheceis..." João veio dar testemunho da Luz que ilumina a todos. Para conhecer esta luz é preciso que queiramos descobri-La. Deus está presente em todo lugar e isso nos causa muita alegria. João é precursor, pois Ele não é Deus e nem um dos profetas do antigo testamento, pois a sua vocação é de anunciar o Messias, isto é ser o percussor de Jesus. Ele é a voz que clama para Jesus todas as pessoas que queiram acolher a salvação de nosso Deus (cf. Jo 1,6-8.19-28).
Cabe a nós arrumar a nossa casa interior, isto é, ver o que precisa ser mudado para que possamos ser pessoas novas e renovadas no amor de Deus que nos enche de alegria plena e permanente. Procurar retirar de nossas vidas as trevas que não nos deixam ver a Luz e retirar e afastar os obstáculos que não deixam estar com Jesus e com os irmãos que são: o orgulho, a avareza, a falta de perdão, o pecado, a injustiça etc.

Assim, queridos irmãos e irmãs, podemos nos perguntar: o que devemos fazer em nossa vida para que estejamos com alegria de Deus plena em nós? O que é celebrar o natal do Senhor em nossas famílias e em nossas comunidades?

Que estes dias que faltam para celebrar o natal de Jesus, que é o nosso natal também, possamos arrumar a nossa casa , o nosso coração e a nossa vida para que o natal seja momento de alegria na presença do menino pobre que se abre os abraços para acolher a todos que vierem ao seu encontro com disposição de uma conversão de vida para um Reino de Deus que está sendo construído já na terra onde brota o amor, a esperança e uma alegria que nunca acaba.
Amém!

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 09-12-2011

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.