Queridos irmãos e irmãs em Cristo no amor de Maria

A Liturgia nos faz participantes do mistério pascal de Cristo. Cada celebração tornamos mais íntimos de Cristo na sua Igreja que nos convida a ser missionários Dele. Nesse domingo encontramos o apelo do chamado de Deus e de Cristo a todos nós. Cabe a resposta nossa, mas deve ser seguida de uma conversão de vida e de rumo para Cristo. Somente uma aproximação a Ele que podemos identificar Nele os valores do reino que devemos cultivar e faze-los acontecer no meio de nós.
No livro de Jonas vemos o envio dado ao Profeta Jonas para uma missão dada por Deus da vida, para que ele pregue a conversão para população de Ninive. (cf. Jn 3,1-5.10). Vemos que a população desse lugar ouve o apelo de Deus através do profeta e eles caminham imediatamente para a conversão de vida. Assim, esse exemplo de atendimento a Deus serve para todos nós. Só podemos ser felizes se ouvirmos Deus e converter a Ele numa vida de santidade que dignifica o a pessoa humana. Será que estamos prontos para atender aos apelos de Deus para uma mudança de vida para realizar o bem?
Na primeira carta de São Paulo vemos o convite dele aos cristãos para terem consciência de que as coisas desse mundo juntamente com seus conceitos que são efêmeros e passageiros. Não podemos de modo algum absolutizar as coisas mudanas, mas prosseguir no bem e adquirir os valores do Reino de Deus e coloca-los em pratica na comunidade, no mundo e na família. Que valores são esses que devemos procurar? Eles são: o amor, a solidariedade, o perdão, a concórdia, o bem comum, a defesa dos direitos humanos e proteger os fracos e as minorias de nossa sociedade,etc.(cf.1Cor 7,29-31)
No Evangelho de Marcos vemos Jesus convidando os primeiros discípulos a integrarem a sua comunidade, que é uma escola de amor-doação e de serviço aos irmãos. (cf. Mc 1,14-20). Nós podemos notar como está sendo o inicio da vida publica de Cristo nos povoados mais distantes e desconhecidos da galileia pagã. Aqui há uma afirmação que diz: "O tempo já se completou… o Reino de Deus está próximo…". É a esperança que vem ao povo sofrido daquela época e de todos os tempos. O nosso Deus é da paz e quer que todos a tenham em abundancia. O povo estava na expectativa e agora pode constatar que esse Reino já chegou, mas para participar dele precisamos converter e crer no evangelho, é o que vemos nesse evangelho onde Jesus diz: “Convertei-vos… e crede no evangelho…”.
O que significa converter e crer no Evangelho? Não é para mudar de religião, mas mudar as concepções de visão desse mudo individualista e materialista para os valores cristãos de partilha, de amor a todos e solidariedade. Todos precisam de Deus é Nele que vamos encontrar a verdadeira felicidade. Todos são chamados a construir uma sociedade justa sem exclusão. Devemos afastar tudo que nos afastam de Deus e das pessoas. Devemos segui o evangelho como um guia de vida que se traduz na escuta e na pratica da palavra de Deus na nossa vida e a onde estivermos situados. Jesus chama os apóstolos para ser pescadores de homens e que eles possam viver o seu projeto de vida. Jesus também nos chama para esse projeto de construção de um Reino onde todos sintam irmãos uns dos outros na participação de uma vida em abundancia a todos.
Os mandamentos que se resumem num só: O amor a Deus e ao próximo. O que nós podemos responder a esse convite de Jesus que disse naquele tempo aos primeiros discípulos e a nós hoje quando Ele fala: “Vinde comigo… farei de vós PESCADORES DE HOMENS”. Não são os sábios que ouvem a Palavra, mas aqueles que estão abertos a Deus e se deixam ser interpelado por Ele no seu convite de vida nova para todos. Será que estamos prontos para ouvir esse apelo de Jesus a nós?
Então, devemos pedir que aumente a nossa fé a Ele que nos propõe um projeto de salvação, pois com Jesus nós encontramos a felicidade plena. Devemos estar com Cristo e Dele aprender para poder evangelizar outros. Se formos coerentes ao projeto de Jesus, então, vamos produzir muitos frutos de bem no meio em que vivermos. Que Jesus seja conhecido e que Maria seja o nosso exemplo de humildade, simplicidade e de escuta da Palavra de Deus que vai gerar mais vida e saúde para todos. Amem.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 21-01-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.