O batismo nos leva a participar da graça santificante que vem de Deus. Nós tornamos filhos no filho de Deus. O Batismo nos ingressa no Reino de Deus que se faz presente entre nós, pois ele foi inaugurado por Jesus Cristo. O cristão é o agente que ajuda a transformar esse mundo em lugar onde deve existir Deus na nossa pratica de justiça e amor aos irmãos que necessitam da nossa ajuda. O batismo nos faz ser missionário de Jesus. Se quisermos o mundo melhor precisamos dar testemunho de Cristo na pratica cristã e as crianças vendo as nossas atitudes possam continuar aprendendo para fazer o bem (2).

O papa Bento XVI batizou neste domingo 16 crianças na Capela Sistina do Vaticano, em uma tradicional cerimônia para lembrar o dia do Batismo do Senhor, última celebração do Natal católico.O pontífice, como vem fazendo desde 2008, voltou a pronunciar sua homilia em um trono colocado em uma das paredes laterais da Capela, o que, segundo o Vaticano, é feito para não esconder os afrescos do "Juízo Final", obra do gênio renascentista Miguel Angel Buonarroti. "Vocês, pais, pensaram no Batismo antes que seu filho ou filha viesse ao mundo (...) Podemos dizer que esta foi sua primeira escolha educativa como testemunhas da fé com seus filhos", declarou o papa, que até 2008 usava um altar móvel diante da parede frontal da Capela, como fazia seu antecessor, João Paulo II (1).

"Educar é uma tarefa trabalhosa, algumas vezes árdua para nossas capacidades humanas, sempre limitadas. Mas educar se transforma em uma missão maravilhosa se cumprida em colaboração com Deus, que é o primeiro e verdadeiro educador de todo homem", acrescentou. Bento XVI destacou que os adultos são os primeiros que devem se "alimentar das fontes" de salvação - a palavra de Deus e os sacramentos - para assim poder "guiar os mais jovens em seu crescimento"."Os pais não são a fonte, como tampouco nós sacerdotes: somos canais, através dos quais se passa a linfa vital do amor de Deus. Se nos afastamos da fonte, nós mesmos, em primeiro lugar, o acusamos negativamente e já não estaremos mais preparados para educar os demais", afirmou o papa (1).

Segundo ele, a reza é a primeira condição para poder educar, pois permite ouvir as "inspirações de Deus" e, junto aos sacramentos, oferece essa "luz de verdade" pela qual o educador pode, ao mesmo tempo, "usar doçura e firmeza, calar e falar no momento adequado, repreender e corrigir do modo adequado"."O educador cumpre seu dever até o fim. Não poupa sua presença atenta e fiel, mas seu objetivo é que aquele que está sendo educado ouça a voz da verdade falar a seu coração e a siga em um caminho pessoal", acrescentou o pontífice (1).

Antes de sermos mestres dos outros precisamos dar testemunho, pois se as pessoas vendo as nossas obras boas possam aderir a Jesus, pois vale a pena seguir Cristo. Nele somos agraciados sempre com dons que nos ajudam a ter estatura de homens livres que leva a melhorar o ambiente em que nós situarmos. O aroma dos cristãos que saem do batismo inunda todo ambiente. Esse perfume nos faz bem e ainda propaga a pessoa de Jesus.Que a nossa oração seja acompanhada no amor aos irmãos sem prejuízo de ninguém. Que a aurora de dias melhores esteja em todos os lugares, manifestando assim o amor infinito de Deus por nós (2). Amém

(1) noticia tirada do portal www.uol.com.br
(2) reflexão do teólogo Jose Benedito Schumann Cunha 08-01-12

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.