O cristão é chamado a ser discípulo de Cristo para que o mundo encontre Nele a paz e a unidade. Para conhecer Jesus é preciso ouvir os seus ensinamentos e acolhe-Lo, pois Ele é senhor da vida. O mundo precisa de Deus, mas para manifestar esse Deus precisa unir a fé e vida, numa coerência de agir. Ser luz que ilumina os outros no nosso agir cristão no mundo. A nossa fé deve estar ligada a uma vivencia comunitária onde o amor de Deus seja experimentado na abundancia (1).
Papa Bento XVI, a unidade dos cristãos é um meio e quase um pressuposto para anunciar a fé. Na manhã desta sexta-feira, 27, o Papa Bento XVI destacou aos participantes da Sessão Plenária da Congregação para a Doutrina da Fé, que a promoção da unidade dos cristãos está extremamente ligada à resposta a crise de fé que assola o mundo. “Como sabemos, em muitas partes da terra, a fé corre o perigo de se apagar como uma chama que não encontra mais alimento. Estamos diante de uma profunda crise de fé, uma perda do sentido religioso que constitui o mais importante dever da Igreja de hoje. O renovamento da fé deve, portanto, ser a prioridade no empenho da Igreja inteira para os nossos dias”, salientou Bento XVI os membros da Congregação recebida, em audiência, na Sala Clementina, no Palácio Apostólico Vaticano (2).
O Papa sublinhou que não são poucos os bons frutos arrecadados pelos diálogos ecumênicos, mas que, ao mesmo tempo, se deve reconhecer a existência do risco de uma falsa atitude de compreensão e caridade, adotada entre os cristãos de diferentes credos e de um indiferentismo, totalmente contrário ao espírito do Concílio Vaticano II.
“Tal indiferentismo é causado pela opinião sempre mais difusa que a verdade não seria acessível ao homem; seria, portanto, necessário limitar-se a encontrar regras para uma prática capaz de melhorar o mundo. Assim, a fé seria constituída de um moralismo sem fundamento profundo. O centro do verdadeiro ecumenismo é, em vez, a fé na qual o homem encontra a verdade que se revela na Palavra de Deus”, afirmou o Papa. Para Bento XVI, sem a fé, todos os movimentos ecumênicos seriam reduzidos a uma forma de “contrato social”, que adere a um interesse comum. Ele recorda que a lógica do Concílio Vaticano II é completamente diferente, ela afirma que a busca sincera da plena unidade de todos os cristãos é um dinamismo animado pela Palavra de Deus (2).
“É fundamental o discernimento entra a Tradição e tradições. Um importante passo para tal discernimento foi tomado na preparação e implementação de medidas para os grupos de fiéis provenientes do Anglicanismo, que desejam entrar em plena comunhão com a Igreja, conservando as próprias tradições espirituais, litúrgicas e pastorais, que estão em conformidade com a fé católica (cfr Const. Anglicanorum coetibus, art. III). Existe, de fato, uma riqueza espiritual nas diversas Denominações cristãs, que expressão uma única fé e dom a se compartilhar”, explicou o Pontífice. O Santo Padre salientou ainda que conhecer a verdade é direito do interlocutor de cada verdadeiro diálogo, neste sentido, ocorre afrontar com coragem também as questões controversas, sempre num espírito de fraternidade e respeito recíproco (2).
Por fim, Bento XVI salientou que a problemática moral constitui um novo desafio para o caminho ecumênico, destacando que nos diálogos não se pode ignorar as grandes questões morais que cercam a vida humana, a família, a sexualidade, a bioética, a justiça e a paz. “Seria importante falar sobre estes temas com uma só voz, elaboradas com fundamento na Escritura e na vida tradição da Igreja. Esta tradição nos ajuda a decifrar a linguagem do Criador em Sua criação. Defendendo os valores fundamentais da grande tradição da Igreja, defendemos o homem, defendemos o criado”, disse o Papa.O Santo Padre concluiu seu discurso destacando que a divisão entre os cristãos, de fato, não só se opõe abertamente a vontade de Cristo, mas é também obstáculo ao mundo e dano a mais santa das causas: a pregação do Evangelho a todas as criaturas. “A unidade é, portanto, não somente fruto da fé, mas um meio e quase um pressuposto para anunciar a fé de modo mais credível àqueles que não conhecem ainda o Salvador. Jesus pediu: ‘Como tu, Pai, és em mim e eu em ti, sejam também eles em nós uma coisa só, para que o mundo creia que tu me enviaste’ (Jo 17, 21).”, reforçou Bento XVI (2)
As palavras do nosso papa são de grande valia para a nossa vida de cristão e nos orienta para a vivencia da fé na fraternidade com todos. Ser cristão é viver a experiência da unidade, pois Deus é comunhão e nos quer ligado a Ele sempre. Que o dialogo seja a nossa tônica para valorizar a dignidade humana. Deus é partilha e nos convida a sair do egoísmo e viver na solidariedade com os mais fracos e doentes de nossa sociedade. Onde houver vida deve ter esperança na nossa pratica cristã na nossa comunidade, na nossa família e no mundo. A verdade é sempre buscada, pois ela nos liberta e nos dá estatura de cristão para transformar as estruturas injustas e a acabar com a cultura da morte para prevalecer a valorização da vida (1).
(1) reflexão do teólogo Jose Benedito Schumann Cunha
(2) http://www.cancaonova.com/
28-08-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.