A liturgia nos inseri no mistério Pascal de Cristo numa comunidade celebrativa e orante. Somos amados a acariciados por Deus da Vida, Deus nos quer sempre próximo Dele, mas em comunhão com todos os irmãos e irmãs.
A experiência do profetismo na historia do Povo de Deus é bem visível e marcante, pois eles são os oráculos de Deus por chamado divino para uma missão. Eles são homens de Deus e estão atentos aos sinais da historia porque estão em comunhão com Deus na graça. Eles sempre aparecem nos momentos dificieis e são porta voz da esperança que anima o povo para continuar caminhando no projeto de Deus na fidelidade com Ele, pois Deus é fiel. Deus é o inicio e o fim de toda nossa trajetória. Então porque ficar vagando em lugares que não chega a bom termo e realização da pessoa?
A Palavra de Deus desse quarto domingo do tempo comum nos fala da figura do profeta que nos fala em nome de Deus. Aqui há o anuncio da vida de um grande profeta.
As leituras bíblicas desse domingo nos falam do carisma profético: No livro do Deuteronômio anuncia a vinda de um grande PROFETA que falará aos homens em nome de Deus. Assim Moisés é o grande profeta que permitiu ouvir Deus..Deus faz um chamamento a ele e ele vai ser o porta voz da Lei para que povo obedeça para ter vida, justiça e fidelidade o a projeto da libertação feita pelo nosso Deus. (Dt 18,15-20) Ele exortou e ensinou o povo e fez o fez entender da situação opressora que vivia e o levou a uma terra boa e prometida por Deus. Para acontecer é preciso que escutemos o profeta e respondemos aos seus apelos que não é dele, mas de Deus. È Deus que dá ordem como diz:"Eu pedirei contas a quem não escutar..." O profeta precisa : ser fiel ao que Deus mandou falar...”Porei minhas palavras em sua boca”“...Se tiver a ousadia de dizer o que não mandei esse profeta deverá morrer...”
Será que estamos ouvindo Deus através da voz da Igreja? Será que vamos responder ao projeto de vida de Deus para nós?
O apostolo Paulo fala a cada um de nós e naquele tempo foi como um profeta. Ele orienta e ensina a comunidade como proceder e alerta para não ficar com os excessos das preocupações diária da nossa vida. Muitas vezes isso atrapalha de servir o Senhor com zelo e perseverança no serviço aos irmãos necessitados. Será que não podemos arrumar um tempo para Deus e para evangelização dos nossos irmãos?. (cf. 1Cor 7,32-35)
O Evangelho de Marcos nos revela que o Profeta esperado é JESUS. (Mc 1,21-28) Ele vai a sinagoga de Carfanaum com seus discípulos, lá Ele revela a sua missão de libertador da humanidade. Que libertação é essa que Ele vai fazer? Seria para aquele tempo e para nós, a libertação dos vícios, do pecado, do egoísmo, da falta de perdão e amor, etc. O milagre da sua ação é o efeito da sua pregação. Ele não fala as mesmices daquela época que não libertava nada e ainda dava o fardo muito grande ao povo sofrido. Jesus ensina e quem acata vai experimentar a graça da libertação, tornando-se nova pessoa. O que for velho passa e agora a pessoa encontra motivo para a vida. Jesus fala e age, isso é coerência da missão. Será que estamos falando, mas não agindo? Será que estamos sendo profeta ou omitimos para não perder os privilégios e status. Que esta liturgia nos faz aderir plenamente ao projeto Deus no mundo que tem uma necessidade de mudança e realização do bem para com todos. Amém
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 28-01-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.