Queridos irmãos e irmãs em Cristo, no amor de Maria e na intercessão de Santo Antonio

A liturgia nos envolve no mistério de Cristo ressuscitado. Somos um povo eleito e estamos a caminho do Reino definitivo. Aqui na terra, temos muitos que vão ser contra a felicidade e o bem comum das pessoas. A palavra de Deus proclamada e quando cai no nosso coração produz muitos frutos de bondade, de amor e de misericordia. Hoje é um dia dedicado ao sagrado coração de Jesus que nos mostra o amor de Jesus por todos e o seu coração está sempre aberto para acolhe-los, principalmente os doentes, os pobres, os idosos, as crianças indefesas e abandonadas e todos aqueles que são excluídos no nosso sistema capitalista e materialista da nossa sociedade moderna e ainda celebramos a memória de São Braz, protetor da garganta.

No livro do Eclesiástico encontramos o relato que enaltece os feitos de Davi. Muitas maravilhas de Deus foram feitas por intermédio dele. Ele exterminou inimigos e foi um grande guerreiro. Tudo, Davi dava graças a Deus que caminha na historia do seu povo. Deus enchia Davi de gloria e de bênçãos. Havia festas não para mandar matar, mas para dar louvor e gloria dos feitos que Deus fez naquele tempo e ainda faz no nosso meio. Deus está presente onde há paz e justiça. Estamos realmente promovendo a paz e a justiça no nosso meio? Somos gratos a Deus por tantas maravilhas que nos concede? (cf. Eclo47,2-13)

A Palavra de Deus nesta sexta feira nos fala do incomodo que o profeta faz naqueles que não querem converter. No evangelho de Marcos nos mostra como Herodes fez para matar João Batista. Em uma festa de alegria traz a controversa do ódio, do ciúme e da contraposição da verdade. Dá de presente à filha de Herodiades a cabeça de João Batista. Onde chega a prepotência e a maldade do poder que ignora a verdade e a dignidade e a vida da pessoa. Jesus já agia com muito poder e a sua fama se espalhava e chegou aos ouvidos dos poderosos e dos que não querem perder o privilegio e nem mudar de vida.

Jesus não é reconhecido por essas pessoas e alguns pensam como Herodes que foi João Batista ou Elias ou alguns dos profetas que ressuscitaram, porque Jesus é a autoridade que cura, denuncia e propaga a verdade de Deus, pois Ele é o filho de Deus, o libertador da humanidade. Não se pode nunca calar a verdade de Deus (cf. Mc 6-14-29). O que estamos fazendo coincide com a vontade de Deus? Será que estamos sempre querendo o bem e se convertendo todo dia para Deus?
Que esta liturgia nos faz sermos mais coerentes na missão e em nossos trabalhos pastorais pela causa do Reino de Deus e que Jesus seja amado e conhecido por todos. Amem

São Braz rogai por nós!

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 03-02-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.