A liturgia é o momento de celebrar todos os fatos da nossa vida e da nossa história. A palavra de Deus proclamada e a eucaristia partilhada iluminam a nossa vida nos diversos acontecimentos do dia a dia. O sofrimento também faz parte da nossa existência.
Ao olhar a nossa realidade humana vemos tantos problemas, sofrimentos, violências, desamor, desunião, ódio, pobreza, calamidades climáticas etc. Então perguntamos porque tantos sofrimentos nesse mundo? Porque acontecem tantas coisas ruins? Quem é culpado de tudo Isso? Como explicar os inocentes sofrendo e Jesus na cruz? Por que Deus não intervem nisso logo? São perguntas que fazemos e queremos respostas..Na Palavra de Deus temos a resposta para estas indagações e inquietações que fazemos.

No livro de Jó tomamos o conhecimento da experiência do Sofrimento de Jó. Jó era justo e fiel a Deus, tinha muitos bens e uma boa família. Numa certa hora perdeu tudo, não tinha mais família e ainda foi atingido por uma grave doença. Estas coisas fizeram com que Jó entristecesse e ficar cheio de amargura e começou a ter certa revolta contra Deus devido a estas coisas horríveis que estavam acontecendo na sua vida. Todos que lhe conhecia insinuavam que era Deus e ainda diziam que o Deus que ele confiava era insensível. (cf.Jó 7,1-4.6-7)

Mas isso é temporário, Jó lamenta esta condição em que se encontrava e confia em Deus, pois só Nele pode encontrar sentido da sua vida e da sua esperança. Esta experiência de sofrimento de Jó é um exemplo para todos nós. Embora ele amaldiçoou a sua existência, mas ele não amaldiçoa seu Deus. Ele na sua pequenez dá louvor a Deus em tudo e na sua criação. Mesmo diante de tanto sofrimento ele vê a grandeza de Deus. Será que tiramos uma lição do nosso sofrimento ou colocamos a culpa dele em Deus? Será que colocamos a confiança em Deus nesses momentos dificieis de nossa vida? Se entendermos a pedagogia do sofrimento, então acreditamos que Deus nos visita nesses momentos de dor para dar-nos força e coragem para enfrentamos qualquer sofrimento que nos abala.

Na primeira carta de São Paulo aos Coríntios encontramos a expressão "ai de mim se não evangelizar" . Isso traduz a missão de Paulo e é o lema de sua vida de convertido a Deus. O mundo precisa conhecer Deus que sempre está ao nosso lado, dando-nos força e coragem para superar todos os acontecimentos de nossa vida. Só podemos ser forte naquele que nos fortalece, como está escrito Tudo posso naquele que me conforta. (cf. 1Cor 9,16-19.22-23)
No Evangelho de Marcos vemos Jesus diante do sofrimento das pessoas. Jesus, na sua missão messiânica, proclama o Reino de Deus. A sua palavra e o seu gesto trazem a libertação e salvação. Ele nos livra do mal e do pecado que estraga a vida e destrói o ser humano. Vemos Jesus agindo diante de tantas pessoas sofrendo. Jesus é solidário aos sofrimentos das pessoas e os cura. Só ele que traz a liberdade e vida plena às pessoas que Nele acreditam. (cf. Mc 1,29-39) Jesus cura a sogra de Pedro, livra as pessoas do espírito mal e traz alivio e paz. Será que somos testemunha Jesus para as pessoas que sofrem? Como cristão nós aliviamos as dores de nossos irmãos com ajuda material, humana e espiritual a eles?

O sofrimento sempre estará presente em nossa vida devido as nossas escolhas e das adversidades da nossa existência, mas se confiarmos em Deus e tendo fé que tudo suporta e nos faz ser consolado por Deus na nossa vida de família, na comunidade e no mundo. Nós cremos no Deus da vida. Que esta liturgia que estamos celebrando seja momento de reavivar a nossa fé em Deus e ainda nos comprometer com os nossos irmãos que sofrem na doença ou qualquer infortúnio que lhes aconteçam para erradicar o mal ou ameniza-lo com a nossa presença de bom samaritano. Amém

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann cunha 04-02-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.