Queridos irmãos e irmãs no amor de Cristo e acolhidos no coração de Santana e de Maria

Estamos iniciando hoje, o tempo litúrgico da Quaresma com a imposição das cinzas sobre as nossas cabeças que é o gesto muito significativo para nós. Isso nos dá o sentido que estamos empenhados a converter o nosso coração a Deus para recebermos as graças Dele em nossa vida. Não é momento de tristeza e de ficar-se culpando, mas inicio de um percurso para celebrar bem a Páscoa do Senhor. Durante esse tempo quaresmal faremos orações, penitencia e caridade aos mais pobres e necessitados que estão gritando de fome, de socorro no atendimento da saúde, de moradia, de educação de qualidade e de uma vida digna de filhos de Deus. Voltemos o nosso coração ao Deus da vida.

No livro do Profeta Joel nos faz um apelo que vem do próprio Deus, chamando o seu povo ao sincero arrependimento e conversão a Deus numa vida de busca da graça santificante. O povo viu a sua colheita destruída pela invasão de gafanhotos. Desse pressuposto, o profeta aproveita para que o povo se penitência e se converta o coração para Deus, isso é uma atitude que vem do intimo da pessoa que quer mudança para o Bem. Será que vamos aproveitar bem esse tempo para uma sincera conversão que nos leva uma renovação de vida? Deus é misericordia e nos conhece por inteiro e sempre estende as suas mãos para nos levantar e nos erguer de novo para o verdadeiro caminho que traz vida e paz. Como diz o papa Bento XVI: “A sua misericórdia regeneradora, que cria em nós um coração puro, renova no íntimo um espírito perseverante, restituindo-nos a alegria da salvação (cf. Sl 50,14). Deus, de fato, não quer a morte do pecador, mas que se converta e viva (cf. Ez 33,11). Assim, o profeta Joel ordena, em nome do Senhor, que se crie um ambiente propício penitencial: necessita tocar a trombeta, convocar a assembléia e despertar as consciências”. (Cf. Jl 2,12-18)

Serão quarenta dias que podemos ter para viver as mudanças de rumo de nossa vida e voltar para o Senhor com um coração sincero.Necessitamos do perdão de Deus e de perdoar cada um que caminha conosco. Esse perdão de Deus vem até nós através do nosso coração convertido e renovado pelo arrependimento. Aproveitemos bem esse tempo de graça, fazendo boa confissão, rezando mais e praticando a caridade sincera a todos que precisam de nossa ajuda"Deixai-vos reconciliar com Deus" (2Cor 5,20). O apostolo São Paulo nos exorta e indica um caminho de conversão para que possamos prosseguir nele para a mudança de vida.

“O apóstolo convida a retirar o olhar dele para voltar a atenção sobre aquele que o enviou e sobre o conteúdo da mensagem que leva: "Em nome de Cristo, portanto, somos embaixadores: por meio de nós é o próprio Deus que exorta. Nós vos suplicamos em nome de Cristo: deixai-vos reconciliar com Deus". Um embaixador repete aquilo que ouviu pronunciar do seu Senhor e fala com a autoridade dentro dos limites que recebeu. Quem desenvolve a tarefa de embaixador não deve lançar o interesse sobre si mesmo, mas deve colocar-se a serviço da mensagem que deve ser transmitida e de quem o mandou” ( papa Bento XVI -09-03-2011) Cf. 2Cor 5,20-6,2).

Como São Paulo devemos propagar a Palavra de Deus aos outros. Esta palavra de Deus que ouvimos da Igreja deve ser anunciada a todos, pois somos missionários do Senhor. A graça de Deus vem em abundancia para nós, mas será que estamos dispostos de recebê-la e difundi-la aos outros? Então, não deixe que esta oportunidade passe em nossa vida que necessita dela para que vivamos a vida plena e que possamos irradiá-la aos outros que caminham conosco. "Eis agora o momento favorável, eis o dia da salvação!" (2 Cor 6,2).

O nosso papa Bento XVI (09-03-2011) disse “Todos podem abrir-se a ação de Deus, ao seu amor. Com o nosso testemunho evangélico, nós cristãos devemos ser uma mensagem viva, mais ainda, em muitos casos somos o único evangelho que os homens de hoje ainda lêem . Eis a nossa responsabilidade diante do exemplo de São Paulo, eis um motivo a mais para viver bem a quaresma: oferecer o testemunho da fé vivida em um mundo em dificuldade que tem necessidade de retornar a Deus, que tem necessidade de conversão. “Procurem pelo praticar da vossa justiça diante dos homens para serem admirados por eles" (Mt 6,1).

No evangelho encontramos três conselhos de piedade que já era citado na lei de Moisés ao Povo como a esmola, a oração e o jejum . “No decorrer do tempo, estas prescrições foram ligadas ao formalismo exterior ou, por assim dizer, se transformaram em sinal de superioridade” (Papa Bento XVI 09-03-2011). Será que as praticamos como algo corriqueiro para ser bem visto aos olhos dos outros ou chamar atenção deles para estas nossas atitudes ditas “piedosas”? Jesus, Mestre e Senhor nos advertem para sermos bons e coerentes e nos faz ver que esses preceitos de piedade nos ajudam a sermos melhores, porque saímos do nosso egoísmo e chegamos ao outro que precisa de nós (Cf. Mt 6,1-6.16-18).

Não podemos ficar na exterioridade de nossas ações, mas que brotem dentro de nós estas atitudes e conselhos de piedade porque amamos a Deus em cada um de nossos irmãos. Que esta quaresma nos leva a uma reta intenção de estar junto do Senhor através do jejum e da penitencia que fazemos, da oração e da escuta assídua da palavra de Deus na comunidade e na família . Sejamos firmes e confiantes rumo ao Mistério Pascal que vamos celebrar e reviver. Deus sempre nos chama a conversão e vai nos preparar para a Páscoa do Senhor que é a nossa Páscoa. Assim, "Converte-vos, e crede no Evangelho". Amém

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 22-02-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.