Cada domingo, nós temos o encontro com Jesus, o bom pastor que cuida bem das suas ovelhas. Jesus cura o mal do físico e o mal do espírito, pois Ele nos quer livres por completo para podermos amá-Lo sem nenhum receio e obstáculo. Jesus vem sempre nos libertar de tudo que não nos deixa amá-Lo e nem aos irmãos e irmãs. O pecado é o maior mal do tempo moderno, pois vemos espalhado em todos os lugares onde há preconceito, desamor, fome, injustiça, ódio, violência, ganância, corrupção etc. Antigamente tudo era pecado, hoje há falta de consciência sobre o pecado e as suas conseqüências na Igreja, na família e na sociedade em que vivemos fazem com que tornamos insensíveis a justiça, a solidariedade e a partilha com os mais necessitados.

A liturgia da Palavra desse domingo nos fala do pecado e atitude bondosa e compassiva de Deus diante do pecador. Na historia de Salvação vemos a esperança e pratica do perdão do nosso Deus que é misericordioso, pois Ele é o puro amor que transcende todas as nossas faltas. Deus nos conhece por inteiro, sabe das nossas franquezas e limitações humanas.

NO livro Isaias nos mostra Deus e o Pecado do seu Povo. O povo passava por uma dura provação, estavam escravos e eram humilhados pelos babilônios. Então, esse povo da aliança, onde Deus sempre estava junto deles, amando-os e libertando nos momentos dificieis, por isso eles perguntam e questionam dizendo: "Por que Deus permitiu que fôssemos reduzidos a escravos,depois de ter dado tantas provas de amor no passado?

Terá Deus esgotado sua paciência diante da dureza do nosso coração?

" Deus vem e fala através do profeta dizendo: "Não penseis no passado... Sou eu quem apaga tuas culpas... e já não me lembrarei dos teus pecados". (cf. Is 43,18-19.21-24b-25) Quando afastamos de Deus ficamos longe e escravo, sofrendo todo tipo e humilhação, tornam-se escravo do pecado. O que fazer quando isso acontecer na nossa vida? Fazemos igual ao povo da bíblia, não perder a esperança e deixar-se libertar pelo Deus da vida que nos quer livre. Deus usa de misericordia e nos estende a mão para nos levantar e animar para continuar a caminhada.

Na segunda carta de São Paulo aos Coríntios nos exorta e nos convida a vivermos com autenticidade o nosso SIM a Deus. Não podemos ser pessoas que não vivem a fé coerente em Cristo, pois podemos fragilizar e sair do verdadeiro caminho. O mundo precisa de cristãos autênticos para mudar as estruturas e as artimanhas do materialismo que aniquila a dignidade humana principalmente dos pobres, doentes, marginalizados e excluídos do nosso tempo. (cf. 2Cor 1,18-22)

O Evangelho de São Marcos nos apresenta Jesus diante do Pecado. Jesus experimentou a exclusão, não podia estar nas sinagogas, agora Jesus prega nas casas, onde se juntava grande número de pessoas para escutar sua Palavra. Em uma casa onde Jesus se encontrava e como não podiam introduzir o doente lá dentro, quatro homens que carregavam o doente sobre a maca, sobe ao telhado e desce o doente no meio da sala . Essa atitude dos amigos do doente proporcionado pela fé deles em Cristo faz com que Jesus cura do pecado, perdoando dos pecados. Isso causa espanto para os escribas, que diziam que era uma blasfêmia, pois só Deus que perdoa.. Mas Jesus é Deus e ainda fala com poder dizendo: "Para que saibais que o Filho do Homem tem o poder de perdoar... levanta-te e vai..." (cf. Mc 2,1-12)

O perdão e a cura física são ingredientes da libertação completa. Deus se manifesta na integridade da pessoa humana. Esse paralítico está livre e perdoado pode ser testemunha de Cristo, pois é uma pessoa nova. Nada o impede de ser pessoa paralisada. Será que experimentamos isso na nossa vida? Será que estamos curados do pecado? Será que aproximamos de Jesus com fé?

Que a liturgia nos ajude a estar com Deus e assistido por Ele nos libertando e nos ajudando na nossa libertação integral para trabalhar a favor do Reino de Deus e da vida de todos. Amém

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 15-02-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.