Na liturgia desse domingo nós deparamos com a Transfiguração do Senhor que mostra a divindade e poder de nosso Senhor Jesus. Se vivermos uma vida de graça, vencendo as tentações que são impostas a nós por esse mundo moderno, nós adquirimos forças para dizer não ao pecado através dos exercícios quaresmais que são: a oração, a esmola e o jejum. Que nos momento de obscuridade e de escuridão vamos a Jesus pois Ele é a luz que nos ilumina e nos faz ver as realidades de nossa vida com os olhos da fé para transformá-la em vida e liberdade que traz a verdadeira salvação trazida por Cristo. Deus nos ama e nos quer que participemos da sua glória, mas é preciso entender a Cruz de Cristo que vai ser o sinal que leva pra sua Ressurreição (1).

Queridos irmãos e irmãs! Neste domingo, o segundo da Quaresma, se caracteriza como domingo da Transfiguração do Senhor. De fato, no itinerário quaresmal, a liturgia, depois de nos ter convidado a seguir Jesus no deserto, para enfrentar e vencer com Ele as tentações, nos propõe de subir juntos com Ele sobre o monte da oração, para contemplar sobre sua face humana a luz gloriosa de Deus. o episódio da transfiguração de Cristo é atestado de maneira igual pelos Evangelistas Mateus, Marcos e Lucas. Os elementos essenciais são dois: antes de tudo, Jesus sobe com os discípulos Pedro, Tiago e João sobre um alto monte e nele escuta-se uma voz que diz: "Este é meu Filho, o amado, escutai-o" (Mar 9,7). Portanto, a luz e a voz: a luz divina que resplandece na face de Jesus, e voz do Pai celeste que testemunha para Ele e ordena a escutá-lo (2)


O mistério da transfiguração não é separado do contexto do caminho que Jesus está percorrendo. Ele se volta decididamente para o cumprimento da sua missão, mesmo sabendo que, para chegar à ressurreição, deverá passar através da paixão e morte de cruz. Disso falou abertamente aos discípulos, os quais, entretanto, não entenderam, e ainda rejeitaram esta propesctiva, porque não raciocinam segundo Deus, mas segundo os homens (Mat 16,23). Por isto, Jesus leva consigo três deles à montanha e revela a sua glória divina, esplendor da Verdade e do Amor. Jesus quer que esta luz possa iluminar o coração deles quando atravessarem a escuridão da sua paixão e morte, quando o escândalo da cruz será para eles insuportável. Também na noite mais obscura, Jesus é a lâmpada que não se apaga nunca. Santo Agostinho reassume este mistério com uma expressão belíssima, diz: "Aquilo que para os olhos do corpo é somente o que vemos, o é Cristo para os olhos do coração (Sermões 78,2: PL 38, 490) (2).

Queridos irmãos e irmãs, todos nós temos necessidade de luz interior para superar as provas da vida. Esta luz vem de Deus, e é Cristo a nos doá-la, Ele no qual habita a plenitude da divindade. (Cl 2,9). Subimos com Jesus sobre o monte da oração e, contemplando a sua face repleta de amor e de verdade, deixemo-nos preencher interiormente da sua luz. Peçamos à Virgem Maria, nossa guia no caminho da fé, de ajudar-nos a viver esta experiência da Quaresma, encontrando todos os dias momentos para a oração silenciosa e para a escuta da Palavra de Deus (2).

Que esta caminhada que estamos fazendo rumo a Páscoa de Cristo seja de fato momento de crescimento e maturidade na fé Nele, pois somente Ele pode trazer a verdadeira libertação. Que sejamos mais atentos aos sinais que Jesus nos dá a cada dia na oração pessoal e comunitária que fazemos. As palavras do nosso papa e a Palavra de Deus nos ajudam a estar sempre atento e esperançosos, criando em nós a coragem de suportar os reves da vida desse mundo que é marcado pela desigualdade social, pela indiferenças pelas pessoas que sofrem. Nada deve antepor a nossa busca de felicidade, paz e justiça para nós e para todos. (1)

(1) reflexão do teólogo Jose Benedito Schumann Cunha
(2) www.zenit.org 05-03-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.