Deus sempre nos chama atenção e nos alerta para a conversão e uma vida de humildade e serviço. Deus quer a sinceridade nos nossos atos e não aproveitar do cargo de evangelizador para ser mais entre os outros e tirar vantagem disso. Isaias nos mostra que devemos se lavar e purificar por inteiro e deixar de fazer o mal. Deus não gosta de atitudes más a sua frente e sim fazer o bem. Deus quer que façamos o bem aos pobres, viúvas e órfãos e ainda corrigir quem é opressor. Se fizer isso mesmo que os pecados sejam maculados em púrpura, tornarão brancos como a neve, pois Deus perdoará todos eles. Se os atos forem bons e justos tem o favorecimento de Deus na fartura que vem da terra e do trabalho que fazemos, mas se não fizer isso e nem se arrepender dos pecados que fazem vão todos perecer (cf. Is 1,10.16-20). Então porque não mudamos de vida de pecado para uma vida de obras boas e justas? (1)
Jesus nos fala através do evangelista Mateus que devemos seguir o que os fariseus e escribas nos orientarem, pois são mestres da Lei e podem nos ensinar, mas não devemos fazer o que eles fazem porque todos os seus atos são para aparecer e tirar proveito. Muitas vezes no nosso mundo assim, aqueles que estão com poder ditam normas e regulamentos que são bons, mas na pratica eles agem sem escrúpulos e querem prestígios na sociedade. Jesus ainda nos exorta a todos que querem segui-Lo que devemos ter Ele como Mestre, Guia e Pastor e ainda estar em prontidão de serviço a todos sem privilegio algum (cf. Mt 23,1-12). Jesus tem autoridade para dizer porque o que Ele fala está traduzido no seu agir. Isso é coerência de vida e missão. Se quiser seguir Jesus devemos ser autênticos cristãos na nossa vida e na ação com todos os nossos irmãos de caminhada na comunidade, na família e na sociedade em que vivemos para reinar a justiça e a paz para todos (1).
Segue Também abaixo o comentário ao Evangelho do dia feito por São Pio de Pietrelcina (1887-1968) Capuchinho - T, 54 «Quem se humilhar será exaltado»
“Não pares de realizar actos de humildade e de amor a Deus e aos homens; porque Deus fala àquele que tem o coração humilde perante Ele e enriquece-o com os Seus dons. Se Deus te reservar os sofrimentos do Seu Filho e quiser que conheças a tua própria fraqueza, é preferível seres humilde do que perderes a coragem. Faz subir até Deus uma oração de abandono e de esperança quando a tua fragilidade te fizer cair, e agradece ao Senhor todas as graças com que ele te enriquece.” (2)

(1) reflexão da liturgia de hoje pelo teólogo Jose Benedito Schumann Cunha
(2) comentário vindo por e-mail de arautos@evangelhodiario.org (06-03-2012)

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.