Hoje é dia das mães e elas são muito importantes na vida de cada um de nós. Elas gastam o seu tempo para doação aos filhos e a todos que necessitam de uma presença amiga, fraterna, prestativa e bondosa.
Ser mãe é estar consciente que é geradora de vida e ainda colaboradora com a formação da pessoa nos valores de cidadania, ética e dignidade humana ETC. A mulher está presente na nossa sociedade como parceira do homem e não inimiga dele. Ela é peça importante no desenvolvimento de nossa sociedade. Ela com a sua habilidade ajuda na preservação da vida e do planeta. Esse dia 13/05, não é só uma data no calendário, mas um dia em que reverenciamos a figura da mulher mãe e trabalhadora para dar o seu devido valor. Ela é a base da sociedade e da família. Sua presença firme e meiga contagia a humanidade e nos mostra a sua importância na educação dos filhos, da sua competência no trabalho e a sua coragem de ter seu espaço conquistado.
            A sua presença no mundo não é para competição com homem, mas ser companheira na luta de justiça para todos. O mundo se torna melhor com a valorização da mulher e da vida e que haja sempre esperança que seus direitos sejam respeitados por todos.
Parabéns não somente neste dia, mas que seja celebrado todos os dias, pois a mulher é força e também singela como uma rosa. Temos que espelhar nas grandes mulheres que viveram no nosso mundo. Nesse momento lembro de Maria, a mulher singular que souber entender e dar o sim a Deus para ser a mãe do Salvador. A coragem de Maria vai nos ensinar que devemos estar prontos para Deus. Ela soube ouvir e ver os sinais que vem do Deus altíssimo. Não vacilou em responder a Deus quando Ele fez uma grande proposta de ser a Mãe do Salvador. Desse modo o verbo de Deus se encarna e vai habitar conosco, nos ensinado o bom caminho, e resgatando-nos novamente para a Eternidade.
 Ela é bendita entre todas as mulheres porque creu na Palavra de Deus, por isso Deus fez maravilhas na vida dela e ainda faz na nossa, porque temos Jesus, salvador da humanidade, que doou a sua vida na cruz. Essa cruz tornou-se um sinal, pois ela leva ao sepulcro que está vazio onde Jesus não está mais, pois Ele ressuscitou e está vivo entre nós.
Outros exemplos de mulheres que marcaram o mundo nas figuras de Madre Tereza Calcutá que foi o balsamo para os doentes e pobres da Índia e Irmã Dulce que foi o anjo bom da Bahia que atendeu aos gritos dos doentes que eram esquecidos do sistema de Saúde. Ela cuidava deles em casas abandonadas, sendo essas transformadas em pequenos hospitais que aos poucos foram parecendo mais voluntários para ajudá-la. Outras mulheres no anonimato que estão presentes no mundo do trabalho que ajuda ao bem comum das pessoas como médicas, soldadas, enfermeiras, operarias da cidade e do campo, engenheiras, caminhoneiras, empregadas domesticas etc. Elas ainda têm muito a conquistar, pois ainda temos uma discriminação delas na área de trabalho e na família. Mas já houve um grande progresso e respeito aos direitos das mulheres. Parabéns a todas mães e mulheres .
            Hoje também se celebra o dia da abolição da escravatura no Brasil. Este dia celebramos a liberdade e a dignidade da pessoa humana. Nós sabemos que os negros colaboraram muito para o nosso desenvolvimento na agricultura, mas foi com muita dor e sofrimento nas mãos de alguns fazendeiros que não viam neles pessoas, mas uma ferramenta de trabalhos. Graças a Deus conseguiram esta liberdade e dignidade. “Após a abolição, a vida dos negros brasileiros continuou muito difícil. O estado brasileiro não se preocupou em oferecer condições para que os ex-escravos pudessem ser integrados no mercado de trabalho formal e assalariados. Muitos setores da elite brasileira continuaram com o preconceito. Prova disso, foi a preferência pela mão-de-obra européia, que aumentou muito no Brasil após a abolição. Portanto, a maioria dos  negros encontrou grandes dificuldades para conseguir empregos e manter uma vida com o mínimo de condições necessárias (moradia e educação principalmente)” tirado suapesquisa.com .
Hoje já existe um horizonte promissor, eles têm conseguidos apoios e direitos, mas precisam de mais, pois ainda vemos a discriminação e preconceitos a eles na nossa sociedade moderna e capitalista. Ainda falta apoio para que eles possam conquistar dias melhores. Precisamos tomar consciência que eles são nossos irmãos e irmãs que caminham aos nossos lados como companheiros que vão somar em todas as atividades humanas. Devemos dar oportunidade a todos e nunca discriminar, pois se queremos uma sociedade justa e fraterna é preciso dar direitos e benefícios sem deixar ninguém de lado. Jesus nos ensina que todos somos irmãos e não escravos. Obrigado.

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.