Queridos irmãos e irmãs, a liturgia dominical desse quinto domingo da Pascoa nos chama atenção de estar unido a Cristo vivo e ressuscitado, como ramo ligado ao tronco da videira para produzir frutos.  Jesus é a videira verdadeira que tem Jesus como tronco e cada um de nós ramos. É na comunidade cristã que vivemos a comunhão com Cristo e com todos os irmãos de caminhada. Desse modo permanecemos em Cristo e Cristo em nós.
No livro dos Atos dos apóstolos, vemos Paulo narrando a sua conversão que aconteceu no caminho de Damasco para os apostolas a fim de que eles o acolham como seguido de Cristo que é o caminho que nos leva ao Pai. (cf. At 9,26-31) Depois da sua conversão a Jesus, passara 3 anos, ele resolve ir a Jerusalém para ter um encontro com Pedro e poder fazer parte da comunidade dos convertido a Jesus, vivo e ressuscitado.
Não foi fácil ser aceito devido ter fama de perseguidor e isso gera medo e desconfiança. Nem por isso Paulo desanimou e nem voltou para traz e não querer mais ficar mais na comunidade, ao contrario ele ficou unido a Cristo e na comunidade para dar testemunho do Cristo vivo sem nenhum constrangimento e medo. Assim nós devemos proceder e ficar unido a Cristo e na comunidade cristã, dando testemunho da nossa fé em Jesus e construindo o reino de justiça, amor e solidariedade entre nós. Nenhum obstáculo ou dificuldade vai ser motivo de nos afastar de Jesus vivo, pois é Ele que nos dá força para estar com Ele e trabalhando em prol do bem comum para todos. Devemos acolher a todos e não deixar ninguém fora da comunidade.
Na primeira carta de São João nos mostra e nos adverte que a fé é demonstrada através do amor que temos a Deus e aos irmãos e irmãs. Deus é amor e nos ensina amá-Lo nos irmãos, principalmente os doentes, pobres e excluídos de nossa sociedade. A nossa mão deve estar estendida a todos sem exceção.  (cf. 1Jo, 3,18-24)
O evangelista São João nos mostra Jesus dizendo: "Eu SOU a Videira Verdadeira". É Uma afirmação forte e cheia de significado. A figura da vinha já era descrita no antigo testamento. Israel era compara a vinha que foi plantada e cultivada pelo nosso Deus zeloso. Mas os frutos não vieram como Deus esperava. É em Jesus que e a verdadeira vinha que produziu o fruto da Redenção e salvação da humanidade. Então Jesus nos chama de ramos que precisa estar ligado a Ele para produzir frutos bons de bondade, de justiça, de amor, de perdão e de partilha para com todos.
Se permanecermos com Cristo então vamos produzir muitos bons frutos. Como que poderei permanecer em Cristo? É simples, primeiro é crer em Jesus e ser batizado, depois fazer o que Ele manda na sua Palavra e seguí-LO onde Ele for, procurando fazer o bem e dar testemunho Dele com a nossa vida ligada a Ele na comunidade, na família e na sociedade. Sem Jesus nada podemos fazer. Com Ele vamos ter a seiva que nos leva a vida eterna e nos dá força para acontecer já o Reino de Deus entre nós. Amém (cf. Jo 15,1-8)
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 05-05-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.