A liturgia desse domingo nos convida a celebrar o Domingo da Ascensão do Senhor aos céus. Este acontecimento faz parte do mistério pascal que celebramos. Aqui nós deparamos no aspecto de fé e da conclusão da missão de Jesus na Terra e nos convoca para a missão de evangelizar. A Igreja tem essa missão, apesar de tantos obstáculos e acontecimentos, mas ela tem o comando e a força do Espírito Santo. Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor e estamos celebrando também a novena de Santa Rita, modelo de discípula de Jesus que deixou para nós o exemplo e a sua marca na sua paciência, na sua bondade e na sua virtude de mãe, esposa e amiga de Jesus. Ela é a nossa intercessora diante de Jesus. Seguir Jesus é caminhar nas escolas dos Santos que se espelharam as suas vidas em Jesus. Quando temos Jesus na nossa vida tudo muda e a esperança da vida eterna retorna em nós.

No livro dos atos dos apóstolos vemos o inicio do trabalho e atos dos apóstolos. Percebemos que os ensinamentos e as ações de Jesus continuam no agir dos apóstolos. (cf. At 1,1-11). O tempo de 40 dias tem um sentido simbólico e catequético que significa o tempo certo para que os apóstolos aprendam agir nas lições deixadas por Jesus. O fato da refeição significa a intimidade e comunhão de seus membros. Jerusalém é lugar da espera da vinda do Espírito Santo. Onde houve o cenário da Paixão, morte e ressurreição deverá ser o sinal propagador da missão dos apóstolos de levar a boa noticia a todos. Jesus dá a missão a eles e a nós também:: "Sereis minhas testemunhas em Jerusalém…  Judéia, Samaria e até os confins da terra..." Ali Jesus "Elevou-se… e uma nuvem o encobriu...":. ( cf. Mc16, 15-20)

 Esse mistério presente e ao mesmo tempo se oculta aos olhos do povo. Os anjos dão um alerta e nos convida para que não fiquemos parados e inérteis na contemplação, mas que devemos prosseguir: orando e trabalhando na seara do Senhor. Agora a Igreja tem o mandato e compromisso que recebeu de Jesus para evangelizar a todos. O que estamos fazendo na Igreja? Será que ficamos parados somente na contemplação e adoração e não fazemos nada pra nossa comunidade cristã ser autentica seguidora de Cristo no mundo?

Jesus não sai de cena com a sua ascensão, mas a sua presença se torna visível na ação dos apóstolos e de cada um de nós que trabalhamos na nova evangelização. A Igreja é impulsionada pelo Espírito Santo que dá força e animo na missão de levar o projeto de salvação de nosso Deus.

Na carta de São Paulo interpreta que na Ascensão está a glorificação de Cristo e o anúncio do retorno de todos nós a Deus. Em Deus tudo começa e termina. É o fim ultimo de todos nós. Nascemos e morremos para Deus. (cf. Ef 1,17-23)

O Evangelho de Marcos mostra a Missão dos discípulos no mundo, após ascensão e a volta de Jesus para o Pai..Encontramos nesta passagem três fatos que são:  Jesus ressuscitado define a MISSÃO dos Discípulos; Jesus vai para o Pai e por ultimo os discípulos e os apóstolos partem para a missão evangelizadora, isto é levar a boa nova de Jesus para todos.

Assim, estamos cumprindo a missão universal da Igreja que é Ide e evangelizai o mundo. Pregar o evangelho da salvação. Anunciar o Reino de Deus que é a presença da justiça, do amor, da solidariedade, da partilha e do perdão. Quem ama Jesus cumpre o que Ele fez e leva a todos a Sua boa nova. Não fica parado e nem acomodado. O mundo se torna mais humano e cristão na medida em que sejamos fieis a Deus e agindo no bem. Somos missionários do Senhor e devemos viver como tal. Tudo por Jesus nada sem Maria. Santa Rita, rogai por nós!

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha 19-05-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.