A civilização de toda nação está fundamentada na ética, na moral, na justiça e no respeito. As leis que se criam devem nascer no principio natural e divino. Deus, depois da libertação do Povo do Egito, onde eles estavam escravos e sem nenhum direito humano, social e religioso, dá a Moisés a Lei, no Monte Sinai. É o decálogo, 10 mandamentos que sendo obedecidos haverá harmonia e respeito a vida de todos. Ali se contemplou três mandamentos direcionados a Deus e os outros sete a cada um de nós. Amar é dar-se completamente ao outros, sem nenhuma mentira ou interesse, O amor que devemos dirigir a Deus, porque Ele é principio de todas as coisas criadas que servem a vida humana. Deus não se esqueceu de nada na criação. Tudo foi criado em vista do bem do homem e da mulher. Deus pede um dia para guardar em sua honra para adorá-Lo e ainda não usar o seu nome em vão, pois isso traz confusão e divisão entre nós. Há apenas um Deus que está no fundamento de todas as coisas. Um Deus que se faz presente nas três pessoas como Pai, Filho e Espirito Santo.
Os outros sete mandamentos tem como destinatários cada um de nós e para que o nosso convívio seja harmonioso, próspero e paz com direito para todos. São eles: não roubar que quer dizer não apropriar nada que não nos pertence. Ser honesto na administração das verbas publicas e privadas, não participar de nenhuma forma de corrupção; honrar pai e mãe, aqui está um mandamento para família. Deus quis uma família, onde aprendemos todos os valores humanos, cristãos e de cidadania. Nela são formados os caráteres de nossas crianças e de nossos jovens. Na mesa das refeições das nossas casas e dos ensinos dos nossos pais se demonstram no dialogo, no respeito e na dignidade humana diante de Deus; respeito as coisas alheias, isto é, procurar não depredar e nem destruir o meio ambiente com a deterioração ou desmatamento do mesmo  e também deve haver respeito a mulher e ao homem casado para que haja justiça; não levantar falso testemunho e fazer qualquer argumento falso que destroem pessoas ou dignidade de alguém; respeitar a castidade, que quer dizer não desprezar o nosso corpo e nem a sexualidade dos outros. O corpo é o espelho de nossa alma e cada um tem seu valor não pode ser usado como descartável ou uma forma de prazer egoísta do individuo; não matar em hipótese alguma e nem favorecer a cultura da morte no que se refere à defesa ou propaganda ao aborto e à eutanásia, então devemos ser favorável à vida.
Deus nos quer reunidos em família e nela sejamos cuidados em toda sua extensão. Devemos cuidar das nossas crianças, principalmente as indefesas, auxiliar os doentes e os idosos mais carentes e por fim promover a justiça, o amor e a fraternidade para com todos. Se cada um assumisse a responsabilidade de viver comprometido com o outro e com a vida do planeta, desse modo nós poderemos viver na harmonia entre todos no desenvolvimento sustentável onde a vida torna-se grande meta do progresso. Somos filhos e filhas de Deus e que cada um prossiga nessa jornada construindo o Reino de Deus já entre nós e perpetuado no céu. Amém!

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 26-05-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.