A liturgia nos faz vivenciar o amor Deus por nós e é sempre Deus que chama pessoas para colaborarem com a missão de anunciar a justiça, a bondade e o amor de Deus para toda humanidade. A Igreja celebra hoje a festa do nascimento de João Batista, pela sua importância no projeto de salvação de Cristo. É bom salientar, que é o único santo, que se comemora o dia de seu nascimento e não o da morte. As leituras bíblicas nos ajudam a termos uma compreensão melhor da missão de João Batista, o primo de Jesus. Deus nunca nos abandona.
O livro de Isaias nos fala do servo do Senhor que é chamado por Deus desde o ventre da sua mãe e que tem a missão que é: "para levar a luz e a salvação a todas as nações." Nós habituamos que este servo prefigura Jesus Cristo, mas podemos remeter também a João Batista, que foi escolhido por Deus já desde o ventre de Isabel para ser percussor de Jesus, preparando o caminho do salvador. O batismo nos habilita também para a missão de ser luz e levar a luz aos outros. (cf. Is 49,1-6)
No livro dos Atos dos apóstolos temos Paulo que mostra para nós como Deus preparou seu povo para a vinda do Messias e como João Batista cumpriu fielmente sua missão de precursor. Deus está na nossa historia e nos quer unidos a Ele e aos irmãos. Devemos ser missionário de Cristo, anunciando que está com Cristo anda na luz e as trevas do erro passa longe dele. (cf. At 13,22-26)

O Evangelho Lucas narra o nascimento do Precursor, o nosso João Batista, no projeto de salvação de nosso Deus que está no Cristo. Um novo tempo começa em Jesus, pois o tempo da promessa, da espera inicia para sempre a salvação prometida. Deus sempre é fiel cumpre tudo que foi predito no antigo testamento.
Aqui podemos deparar em três situações distintas: uma é o nascimento do menino de mãe que era considerada estéril e o pai estava mudo. Isto pode nos dizer que da mãe nasce um menino perfeito e o silencio de Zacarias significa a ultima palavra profética da aliança antiiga, pois agora vai selar uma aliança nova e eterna em Jesus, que será apontado como cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo por João Batista. Segundo é o nome dado pelo pai, esta criança vai ter o nome de João que mostra a sua qualidade, o seu destino e missão. João significa: o senhor manifestou a sua bondade. Terceiro é que João permanece no deserto numa vida simples, austera e humilde. Vai ser a voz que clama no deserto e prepara o caminho do Senhor que vem salvar a humanidade. Deus é bom e sempre estende a sua mão a humanidade para resgatá-la. ( cf. Lc 1,57-66.80)

Que esta liturgia nos faz ver e tomar iniciativa da nossa missão de cristãos de levar a todos a bondade e amor de Deus que salva. Sendo assim podemos ver a Luz de Cristo entre nós no reino que ajudamos a construir na solidariedade, na partilha, no amor e na paz entre todos nós. Amem
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 24-06-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.