Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43"Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!' 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!' 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito" Mt 5,43-48).
O amor deve se a nossa medida em relação a todos, ninguém ficará excluído dele. Nós recebemos tudo de Deus e estamos em comunhão com Cristo. Cada vez que fazemos um gesto de amor aos nossos irmãos e irmãs estamos fazendo a vontade Dele que tudo pode na nossa vida. Somos habilitados para fazer o bem porque recebemos a graça de Cristo no Batismo com a efusão do Espirito Santo. A Igreja deve ser esse sinal de amor gratuito a todos. A partilha, o amor, a solidariedade e o perdão devem estar impregnados no nosso ser Cristão. Cada vez que acolhemos Jesus na nossa vida, nós conseguimos prosseguir na escala de santidade e fazemos a diferença nesse mundo, sendo sinal de Deus para que outros convertam e sigam os passos e os ensinamentos de Jesus, que é o caminho, verdade e vida, que nos levam para o céu.
Segue o comentário ao Evangelho do dia feito por Bem-aventurada Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade (No Greater Love, p. 50) «Sede santos porque Eu sou santo» (Lv 19,2)
Todos sabemos que há um Deus que nos ama e que nos fez. Podemos voltar-nos para Ele e pedir-Lhe: «Meu Pai, ajuda-me agora. Quero ser santo, quero ser bom, quero amar». A santidade não é um luxo destinado a uma elite; ela não está reservada só a alguns. Estamos destinados a ela, tu, eu e toda a gente. É uma tarefa simples porque, se aprendermos a amar, aprendemos a ser santos.
A primeira etapa é querê-lo. Jesus quer que nós sejamos santos como o Seu Pai é santo. A minha santidade consiste no cumprimento da vontade de Deus na alegria. Dizer : «Quero ser santo» significa: «Vou despojar-me de tudo o que não é Deus. Vou despojar-me e esvaziar o meu coração de todas as coisas materiais. Vou renunciar à minha vontade, aos meus gostos, às minhas fantasias, à minha inconstância; tornar-me-ei um escravo generoso da vontade de Deus. Com toda a minha vontade vou amar Deus, vou escolher em Seu favor, vou correr para Ele, vou chegar até Ele e vou possuí-Lo». Mas tudo depende destas palavrinhas: «Eu quero» ou «Eu não quero». Devo aplicar toda a minha energia nestas palavras: «Eu quero».
Assim, a palavra de Cristo nos exorta para o amor a todos e nesta perspectiva vamos crescendo na santidade e ainda podemos nos aproximar de Deus com uma roupa nova da graça que nos santifica. As palavras da Beata Madre Tereza de Calcutá nos faz pensar e refletir da importância do amor incondicional a Jesus que nos leva amar a todos. Sair do eu para outro que transforma a realidade de morte para a vida. Devemos querer ser santo e partir daí as coisas ruins em nós mudam para o bem que nos transforma e nos faz ser santo.
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 19-06-2012






Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.