Estamos no 15º domingo do tempo comum e a liturgia nos chamam atenção para missão que devemos desempenhar no mundo. O mistério de Cristo é revelado a cada dia para nós, cabe a cada um de nós aderirmos de modo consciente e cheio de ardor para que o mundo inflame do amor de Deus.
As leituras bíblicas desse domingo nos falam de alguns exemplos do chamado de Deus para missão no mundo. São sempre pessoas simples, mas abertas a graça de Deus. A abertura de cada um depende da disponibilidade da pessoa para responder com vontade e decisão para transformar o mundo para Deus.
No livro de Amós, temos a missão desse profeta, que era pessoa simples e humilde e que se dispôs ser instrumento de Deus. Sabemos que após a morte de Salomão, o reino dele se dividiu em dois reinos, um chamado Israel do norte e outro de Judá do sul. O reino do norte era prospero com classes privilegiadas, mas de outro lado, lá existia uma miséria da classe mais desfavorecida e pobre. O rei que estava no poder, para manter-se no cargo, fez acordos, manipulando a própria religião a seu favor. Uma decisão sua foi a proibição de peregrinação a Jerusalém que se situava no sul. Por causa disso criou a Templo de Betel. Custeava os sacerdotes e os cultos mais solenes de lá.
Isto tudo, em troca de apoio ao seu governo. Nesse contexto, o profeta Amós, que era do sul, foi chamado por Deus e enviado ao Norte. Ele tinha uma missão de denunciar os erros do rei e das injustiças praticadas pelos poderosos. Isso provocou rejeição e perseguição dos que estavam incomodados com as verdades que ele falava. Assim acontece na nossa vida de comunidade, muitas vezes, quando denunciamos os erros ou as acomodações das pessoas que ficam a mercê daqueles que enganam os pobres e humildes para ficarem nos privilégios das funções, praticando toda forma de injustiça, sofrem oposição e perseguições.
Aqui, vemos Amasias expulsando Amós. Amasias era sacerdote profissional do templo de Betel. Assim, ele disse a Amós: "Sai daqui, vá para Judá… Come lá o teu pão e profetiza por lá..." Ele sem medo, responde que não é profeta profissional, mas chamado por Deus. Deus não é da injustiça. Amós diz desse modo a Amasias "Sou vaqueiro e cultivo figos silvestres. Mas o Senhor me tirou do rebanho e me ordenou: vai profetizar o meu povo, Israel.". Desse modo, Amós não fica preso aos poderosos que querem tudo com o dinheiro injusto. O compromisso do profeta é com a verdade e justiça que vem de Deus da vida.
 (cf. Am 7, 12-15)
Na carta de São Paulo aos efésios encontramos o hino de louvor a Deus por termos escolhidos para a herança divina e que nos faz entender o Hino que exalta o Plano de Deus: Deus nos escolheu antes da criação do mundo e nos predestinou a sermos seus filhos adotivos, em Cristo Deus é que nos chama para a vida e uma eternidade feliz. Desde o nosso existir, somos amados por       Deus e ainda Ele nos quer salvos. Deus nos chama de filhos amados no seu Filho Jesus Cristo. (cf. Ef 1, 3-14)
O evangelista Marcos nos mostra o chamado dos apóstolos por Jesus e podemos ver claramente a missão deles. Jesus chama a cada um e dá uma missão de pregar e os envia de dois a dois para isso. Dá poder e deste modo as suas ações vão ser acompanhadas de curas e prodígios maravilhosos, mostrando assim, que por intermédios deles, Deus pode operar maravilhas entre os homens. Na comunidade aprendemos a ser instrumentos de Deus.(cf. Mc 6, 7-13) Devemos sempre trabalhar juntos para que Deus possa agir para o bem de todos. As misérias e o mal não vêm de Deus, por isso Deus, através dos apóstolos e também de nós, podemos combater e livrar as pessoas dessas escravidões que não deixam a pessoa ser livre e amar a Deus e as pessoas de todo coração Na missão devemos agir como pessoas simples que se colocam a serviços do Reino de Deus, sem nenhuma ostentação e acúmulos. O missionário deve confiar na ação de Deus e se por ao trabalho sem nada exigir. Cada cristão vai colher os frutos que vem da nossa disponibilidade e amor na tarefa que Deus confia a cada um de nós. Desse modo, vamos se dispuser ao serviço na comunidade, na família e na sociedade para que Deus seja conhecido e vivido nas nossas vidas. Amem.
 Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 13-07-2012



Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.