Igreja Primitiva
O Curso de Ciências Sociais nos torna pessoas bastante esclarecidas. Muitos de seus autores condenam a Igreja e você precisa ter a fé alicerçada para não se perder em tanta crítica. Entretanto, um dos assuntos que mais me chamou a atenção quando comecei o curso foi a obra de um dos pilares da Sociologia: "A Ética protestante e o Espírito do capitalismo", de Max Weber, 
Este livro traz uma visão sociológica diferente: enquanto outros autores alicerçavam as suas teses sobre a sociedade na economia, este livro traz uma visão a partir da espiritualidade. Aí vem o que me chamou mais atenção: a expansão do protestantismo se deu mais por viés econômico que doutrinário. "Mas por quê?", perguntará o caro leitor. Vamos entender:
1. A Igreja Católica sempre condenou a usura, ou seja, a cobrança de juros, pois isto era meio de exploração dos pobres. O protestantismo, pelo contrário, o aceitava e estimulava desta forma, o comércio. Só para se ter uma ideia veja esta citação de João Calvino, sobre os pobres: "O trabalhador é o que mais se assemelha a Deus (...) O pobre é suspeito de preguiça, o que constitui uma injúria a Deus." (Calvino apud MELLO, p. 52). Percebe caro leitor, cara leitora? Para Calvino, as pessoas são PREDESTINADAS a salvação, contrariando o que Jesus ensinou: Jesus teria morrido para os ricos? Só para eles? Observe as Sagradas Escrituras: após ser batizado, antes de começar sua missão, Jesus vai a sinagoga de Nazaré, em um sábado (conforme costumes judaicos), pegou o livro do profeta Isaías e disse: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos POBRES; ..." (Lc 4, 18ss). Em outro momento, quando o jovem rico perguntou o que deveria ser feito para salvar-se, Jesus mandou que ele se desapegasse de seus bens materiais (Lc 18, 18-30). Observe a vida de simplicidade de Jesus: nasceu entre os animais, num estábulo; foi perseguido, disse certa vez que não tinha onde recostar a cabeça (Mt 8, 20ss).
Sobre a PREDESTINAÇÃO, é importante dizer que ela só existe em um âmbito: Deus nos predestinou a TODOS a salvação, pela morte do seu Filho único na Cruz, mas nos dá o livre arbítrio de querê-la ou não.
2. Ao ensinar que não existe mediação entre Deus e os homens, eles individualizaram os seres humanos, cresceu o egoísmo, o desejo de conseguir bens materiais seja lá a que custo. Foi desta forma que chegamos a esta forma capitalista selvagem, que torna tudo mercadoria, onde só vale quem tem. Observe meu caro irmão, minha cara irmã, no Livro dos Atos dos Apóstolos, cap. 2, vs. 42ss, como viviam as primeiras comunidades cristãs e diga se parece em algo com o que encontramos na história, no cerne, na genealogia protestante.
3. Observe que até a fé foi individualizada. Foram ensinados que a relação com Deus é unilateral, que não tem nada a ver com caridade. Por isto, só sua fé basta para que se salvem e enquanto isto ousam até a dizer que os outros estão condenados. Veja hoje as ideologias: as pessoas usam o nome de Deus para criar igrejas em toda esquina e dividem cada vez mais o povo de Deus. Cada uma parece um banco, pois seus interesses são, quase sempre, econômicos. Enquanto isto, nossa Igreja se mantém a 2.000 anos, pregando a mesma mensagem.
4. Não quero generalizar: existem grandes pastores, pregadores da verdadeira Palavra de Deus, mas existem muitos estelionatários se aproveitando do nome de Deus para enriquecer. Outros pregam a Teologia da Prosperidade, tão proclamada por Calvino. Outros profetizam o fim do catolicismo. Recentemente, uma pastora "profetizou" o fim da Igreja: está enganada! A Igreja de Cristo já enfrentou cada heresia ao longo de 2.000 anos, mas está gloriosa, reinante, porque estamos sim sedimentados na fé em Cristo, na Palavra, no Magistério inspirado pelo Espírito Santo e na Tradição Oral, na nossa devoção a Nossa Senhora e na esperança da Segunda Vinda de Cristo.

"Por isso eu lhe digo: você é Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você desligar na terra será desligado no céu."
(Mateus 18, 18-19).
Será que Ana Paula Valadão se considera maior que Jesus?

Clique aqui para ver o vídeo em que Ana Paula Valadão diz que a Igreja vai acabar: 

Veja este também:



Bibliografia:
BÍBLIA SAGRADA - EDIÇÃO PASTORAL (livros de Mateus e Lucas).
__________________ Comentários sobre questão religiosa. Disponível em: http://professor.bio.br/historia/comentarios.asp?q=1296&t= Acesso em 15 jul. 2012 às 12h30. 
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.  Resumo disponível em: http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_46780.html Acesso em 15 jul. 2012 às 12h20.
YOUTUBE - www.youtube.com

Imagem disponível em: pelocristianismo.blogspot.com



Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.