Queridos irmãos e irmãs, a liturgia é momento de ação de graças por tantos benefícios que Deus nos dá. O coração de Jesus derrama muitas bênçãos a nós que queremos ser Dele. Ele derrama graça em abundância a cada um de nós.
No livro do profeta Jeremia, vemos o profeta falando advertência que Deus faz ao povo que ia para adorar Deus no templo e ainda ser fiel na observância dos mandamentos e das leis que Deus deu para que todos possam ser livres. Deus tem esperança que o povo ouça o profeta para se converterem e mudarem de vida. Assim Deus fala através de Jeremias: “A eles então dirás: Isto diz o Senhor: Se não vos dispuserdes a viver segundo a lei que vos dei, escutar as palavras dos meus servos, os profetas, que eu vos tenho enviado com solicitude e para vossa orientação, e que vós não tendes escutado, farei desta casa uma segunda Silo e farei desta uma cidade amaldiçoada por todos os povos da terra”.
O profeta não teve medo de falar o que Deus queria dizer, mas a reação é contraria isso, eles o prenderam e ainda desejavam matá-lo. Assim, meus irmãos e irmãs, isso acontece com todos que querem ser fiel a Deus, muitas vezes são perseguidos, incompreendidos e ainda podem levar a morte. Devemos sempre ser fiel a Deus no bem e não misturar com o mal do mundo. Deus nos alerta sempre para corrigir o nosso caminho e voltar para Ele, pois Deus está pronto para nos responder, porque Ele é amor. Com Deus nós podemos sofrer, mas temos a recompensa Nele, porque Deus é fel aos justos de coração.(cf. Jr 26,1-9)
O evangelista mostra Jesus na sua cidade, lá Ele não foi compreendido porque eles conheciam a vida da sua família que era simples e trabalhadora. Eles não imaginavam de onde vinha à sabedoria de Jesus, pois eles estavam com os olhos humano que não ultrapassam para realidade divina. Jesus já dava sinais messiânicos, pois Ele é o ungido de Deus que veio anunciar a libertação da humanidade. Só pelos olhos da fé que nós podemos aderir a Jesus e comprometer a nossa vida na difusão do evangelho Dele. Para Jesus agir tem que se converter a Ele e acreditar que Ele é o Filho de Deus se não, o milagre da vida não acontece em nós.  Como próprio Jesus falou: "Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!"  Nesse lugar,  Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.(cf. Mt 13,54-58)
Queridos irmãos e irmãos, cada um de nós precisamos tomar consciência que quando estamos com Jesus muitas maravilhas acontecem na nossa vida. A comunidade é o lugar ideal da presença do amor de Deus para conosco. Aqui temos a Palavra que salva e a Eucaristia que nos dá alimento da vida eterna. Na mesa somos acolhidos por Deus, juntamente com todos os nossos irmãos e irmãs de caminhada. Que esta liturgia nos permite a aderir Jesus plenamente com a nossa vida comprometida na construção do Reino de Deus já entre nós. Amém

Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 03-08-2012


Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.