Cada liturgia que participamos tem a alegria de sermos saciados na Palavra de Deus e na Eucaristia que nos dão vida em abundância. Somos um povo sedento da palavra de Deus e do alimento espiritual e material. Deus sempre vem até nós para saciar toda forma de fome da pessoa humana. Deus não nos deixa sós. Ao olharmos a historia da salvação, Deus está pronto para saciar a fome do seu povo escolhido. Hoje celebramos o 18° domingo do tempo comum.
No livro do êxodo temos Deus dando o maná, o alimento que vem do céu, para saciar a fome do povo que estava no deserto. Esse povo antes se encontrava escravo no Egito, mas já experimentara o poder de Deus, libertando dessas amarras que não deixam a pessoa ser livre. Deus não nos quer escravos, Ele sempre quer uma relação de amizade e comunhão com Ele.
O povo sentiu a dureza do deserto, a falta de pão e água. Mas Deus dá água que brota da rocha e os alimentos que vem até eles do céu. Cada dia eles recebiam os alimentos e não podiam guardar. Essa é a lição que devemos seguir, devemos estar disposto a partilhar as coisas sem nada guardar para si. Moisés e Arão receberam a reclamação do povo que passava a necessidade e ainda a murmuração deles. Por causa dessa escassez já estavam querendo a volta da vida passada, mesmo que era de escravidão e sem liberdade. A gente é assim também, quando as coisas não andam bem para nós, então murmuramos e queremos procurar a religião fácil que não se compromete com ninguém. Não podemos agir assim, pois Deus nunca nos abandona e nós devemos clamar a Deus pela sua ajuda e compaixão. Somos da Igreja do pão partilhado. (Ex 16,2-4.12-15) O fenômeno do maná é antecipação do alimento que dá vida as pessoas que é Jesus.
Na carta de São Paulo aos Efésios  nos fala que quando aceitamos Jesus, que é o pão da vida eterna, nós aderimos a Ele plenamente. Essa adesão nos faz sair do homem velho, fruto do pecado para o homem novo, restabelecido por Jesus Cristo. Somos parte da comunidade que tem Jesus como Senhor de todas as coisas. Jesus nos liberta por inteiro. (Ef 4,17.20-24)
O Evangelista São João nos apresenta Jesus como o pão da vida que nos sustente e ainda nos dá a vida eterna. O episodio da multiplicação não é tudo, pois ele elimina a fome momentânea, mas Jesus sendo o pão para nós nos sacia plenamente e ainda nos dá a vida. A multiplicação dos pães foi maravilhoso aos  olhos do povo que faz as pessoas procurarem Jesus por causa disso. Mas Jesus não quer que as pessoas O procurem por interesse momentâneo do milagre em vez de procurá-Lo para dar vida plena que nunca acaba. (cf. Jo 6, 24-35)
 Não podemos querer Jesus só para que Ele faça milagres em nossa vida, mas que sejamos aderidos a Ele de modo que nos leva a vida eterna, pois só Ele pode dá-la a todos nós. Infelizmente alguns só procuram Jesus por interesses pessoais, mas a conversão a Ele exige de nós renuncia de si mesmo, partilha com os necessitados e ainda viver o amor doação aos pobres e excluídos do nosso tempo. Devemos procurar Jesus porque Ele nos ensina a verdade que liberta e nos sacia de alimento espiritual que nos fortalece na nossa missão de discipulado Dele. Por que não aderir a Jesus plenamente?
Que esta liturgia nos ajude a tomar consciência que devemos ser de Cristo porque Ele nos salvou na cruz e ressuscitando, mostrou  o caminho para nós da eternidade com Ele. Amém
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 02-08-2012
Visite modestaspropostas.blogspot.com
www.psjo.com.br

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.