No domingo do dia 19/08, a Igreja do Brasil celebrou a Festa da Assunção de Nossa Senhora. Este é dogma de fé definido pela nossa Igreja, em 1950 , pelo saudoso papa Pio XII. Essa foi a confirmação daquilo que os primeiros cristãos já aceitavam como uma verdade de fé, pois eles não poderiam aceitar a decomposição do corpo de Maria, pois ela foi concebida sem pecado. É um privilegio que ela teve de Deus, quem somos nós para desautorizar isso.
Sabemos que em Jerusalém há duas igrejas dedicadas a Nossa Senhora. Temos a igreja Nossa Senhora da dormição, onde Maria teria morrido e ali tem uma cripta, aparece sobre a mesa a Virgem adormecida. E por outro lado temos Nossa senhora do tumulo de Maria no Getsêmani , onde Maria foi sepultada, mas há uma pintura significativa da Assunção de Nossa Senhora.
Isso para nós é uma alegria, pois podemos ver o céu, onde Maria já está de corpo e de alma. Ela não conheceu a corrupção do seu corpo mortal. Ela já esta com Jesus Ressuscitado onde um dia todos estarão lá também. Sabemos que Maria é cheia de graça e sem pecado, pois Deus Pai quis associá-la ao Mistério Pascal de Cristo.
A liturgia bíblica ratifica esta concepção da nossa Igreja e dá a veracidade do fato.
No livro do apocalipse nos fala desta Mulher num grande sinal que veio do céu: Uma MULHER vestida como o sol, tendo nos braços um filho, que um dragão quer devorar... ( Para nós a mulher é a Igreja, o dragão simboliza o mal do mundo e o menino é Cristo, nosso salvador e Senhor. Toda a Palavra de Deus nos fala do Povo de Deus, mas podemos também afirmar sem perigo de errar, isto é, falar da figura de uma grande mulher que é Maria, a mãe de Jesus e nossa. ( cf. Ap 11,19-12,1-6.10)
Na primeira carta de São Paulo aos Coríntios nos afirma que um dia todos serão glorificados por Deus. Primeiro foi Jesus que morreu e ressuscitou segundo os que foram de Cristo. Agora, a primeira depois de Cristo, sem duvida Maria, assunta aos céus de corpo e alma e depois todos nós um dia teremos a ressurreição. Assunção de Maria é prenuncio da nossa ressurreição. Deus não falha nunca na sua obra criadora. (cf. 1 Cor 15,20-27)
O evangelista Lucas nos fala de Maria, a mulher que soube ver, ouvir e decidir o que Deus quis dela para poder através dela salvar a humanidade por Jesus, seu filho. Ao visitar sua prima Isabel, numa atitude de serviço daquela prima que era idosa e precisava de ajuda. Isabel sente feliz e clama: “Bem aventurada és tu porque acreditaste!”.  A fé exige demonstração da pessoa que responde com alegria a Deus. Deus sempre tem um projeto para todo nós. É adesão total a vontade de Deus e se coloca com uma serva humilde que se coloca a vontade Deus. Maria proclama um hino que enaltece Deus na sua vida. Deus vem socorro dos pobres e excluídos da nossa sociedade e se coloca a favor do povo que quer ser fiel a Ele. Nela gera o Cristo, nosso senhor . Deus não permite autoritarismos dos ricos, dos poderosos, da autossuficiência dos religiosos e políticos que maltratam os humilde e pobres desta terra.(cf. Lc 1,39-56)
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 21/08/2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.