Queridos irmãos e irmãs, estamos no 19° domingo do tempo comum e ainda celebramos o dia dos Pais. A liturgia nos faz participante do Reino de Deus. Nós podemos receber o pão da Palavra que nos ilumina e a Eucaristia que nos dá forção para sermos missionários e evangelizador nesse mundo. Deus é Pai que preocupa com o homem e dá o pão pleno que nos dá vida eterna.
No livro do Primeiro Reis, encontramos a passagem onde o profeta  Elias recebe no deserto um "pão do céu" para refazer as forças e continuar a sua missão que Deus lhe confia.(1 Rs 19,4-8). O contexto bíblico nos mostra a coragem do profeta de acusar o Rei e a Rainha de ser o agente da ruina de Israel. Ele desafiou-os e ainda matara os profetas de Baal num desafios de qual Deus é verdadeiro. Esses profetas do rei que davam sustentação da religião paga da rainha Jesabel. Isto aconteceu por volta de 450 anos antes de Cristo. Por causa disso, o profeta recebeu ameaça de morte, fazendo com que ele fugisse para o deserto. Lembramos que o deserto, o Povo de Deus encontrou a fonte da fé em Deus. Lá Deus deu alimento e agua ao povo faminto e sedento. Agora, Elias cansado, abatido e desanimado devido a perseguição , deita de baixo de uma arvore e dorme, esperando a morte.
O nosso Deus é zeloso e não nos deixa só, manda um anjo e acorda Elias dizendo: “levanta e come”. Ele sente o vigor desse alimento do céu e o faz novamente firme na sua missão sem temer os inimigos. Por quarenta dias e quarenta noites caminha e chega ao Monte Horebe, lugar do encontro com Deus. Assim, esse pão do céu dado a Elias nós recebemos em cada eucaristia que participamos. A condição é estar em comunhão com Deus na fidelidade a Ele, pois Ele é pai bondoso que está sempre ao nosso lado. Na vida é assim nós caminhos em deserto do mundo cheio de maldade e decepções que nos faz recuar, mas nós encontramos a força em Cristo na comunidade Igreja.
 São Paulo na carta aos Efésios nos convoca a sermos imitadores de Deus, que é bondade, misericórdia e amor-perdão. Devemos pedir ao Espirito Santo para que nos ajude arrancar no nosso meio a vaidade, rancores, a prepotência e colocar no nosso coração amor, doçura, serviço e compreensão com todos. (cf. Ef 4, 30-5,2)
No Evangelho de São João prossegue o discurso de Jesus em Cafarnaum, onde Jesus se apresentara como o "Pão" descido do céu para dar vida ao mundo. Isso provoca aos presentes uma reação entre os judeus que muravam entre si. É parecido com a murmuração do Povo no deserte. Jesus não desanima e resiste esta oposição e refirma a bom tom que é  "Eu sou o pão descido do céu… Quem come desse pão viverá eternamente". Isso exige de cada um de nós a fé em Jesus, pois Ele nos fala: "Quem crê, tem a vida eterna. Quem dele comer, não morrerá..." assim quando alimentamos de Jesus que é seu corpo e sangue nos anima para missão e responder com firmeza a proposta de Deus a nós (cf. Jo 6,41-51)
Somos chamados a sermos evangelizadores sem temer as reações contrarias ao projeto de Deus. Deus é pai e chama a cada pai de hoje serem firmes na fé, correto nas suas ações e não temer de estar ligado a Deus na escuta da sua Palavra e da eucaristia que dão forção na sua missão. Um bom pai deve preocupar de dar o melhor para seus filhos. Deve dar a o alimento material, mas não se esquecer de dar o alimento espiritual que vem da nossa participação na Igreja e nas pastorais em que estamos engajados. Que esta liturgia nos ajude a sermos participantes da Igreja, da comunidade, da família e aonde estivermos, e desta maneira não desanimar nunca diante das dificuldades e situações adversas para poder cumprir a missão de cristão e de pai no mundo. Amém

-
 

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.