Estamos no 26º domingo do Tempo comum e estamos celebrando Data Nacional da Bíblia. A palavra de Deus é de todos, ninguém tem monopólio dela. Nós somos iluminados pela Palavra de Deus e ela sempre nos ajuda em todos os momentos de nossa vida. Deus permite que a sua palavra seja proclamada para nós por pessoas escolhidas por Ele. É Deus que nos envia para ser missionário no mundo.
No Livro de Números podemos constara que a Palavra de Deus não é monopólio de ninguém. Vemos que a Palavra não é Monopólio de ninguém. Moisés, o libertador do Povo de Deus, já com idade avançada e achando que já não pode mais conduzir seu Povo nos fala: "Sozinho não posso mais carregar esse povo".  Deus ouve Moisés e propõe a Ele a escolher 70 anciãos que após ser ungido pelo Espirito de Deus  o ajudaria na tarefa dele. O nosso Deus é bom e sempre está atendo aos seus escolhidos.
Desta maneira nos ajuda sempre.  Como se pode ver, Deus derramou se Espirito nos 70 anciãos que logo começaram a profetizar, mas não continuaram. Só que dois que não estavam no grupo de 70 começaram a profetizar. Isso causou uma irritação a Josué e falou a Moisés:  "Sozinho não posso mais carregar esse povo". Todavia, Moises deixou-os a profetizar e disse a Josué: "Oxalá todos recebessem o Espírito e profetizassem!" Para Moises, isto era bom, pois podia contar com outros na sua tarefa de conduzir o Povo no caminho correto. Esta lição, podemos levar para as nossas comunidades, pois em cada comunidade temos pessoas capazes e que nos podem ajudar na tarefa de evangelizar. Não devemos fazer tudo sozinho.(cf. Nm 11,25-29) Não devemos ter ciúmes dos outros que estão fazendo algo bom para construção do Reino de Deus. O batismo nos habilita para isso, somos missionários da Palavra de Deus e que devemos levar para todo.
São Tiago denuncia o acúmulo de riquezas de alguns a custa da miséria de muitos. A riqueza de bens deve estar a serviço dos outros, ser justos nos pagamentos aos empregados, ser misericordioso e solidários aos que sofrem e partilhar o amor a todo. O amor se multiplica cada vez que amamos as pessoas. (cf. Tg 5,1-6)
O evangelista Marcos nos mostra com clareza que ninguém tem monopólio de Cristo. Quem usa o nome de Cristo nunca vai falar mal Dele, pois Deus opera em nome Dele, fazendo curas e milagres maravilhosos em nosso meio. (cf. Mc 9,38-43.47-48) Nós vemos que os discípulos não conseguiram expulsar o espirito mudo em uma pessoa, mas outro fora do grupo deles consegui. Isso irritou os discípulos e falaram para Jesus e pede para que Ele o proíba de fazer estas coisas. Então, Jesus diz:  "Não lhe proíbam... Quem não está contra, está a nosso favor".
Jesus não é exclusivo de ninguém. Onde tiver alguém bem intencionado, as maravilhas de Deus acontecem. Não podemos ser juízes e nem monopolistas da Palavra de Deus para que O evangelho da Vida aconteça em nosso meio. Somos participantes da Igreja presente no mundo onde a paz, a justiça, o amor e pão partilhado acontecem onde existe a verdadeira comunidade. Todos têm vez e voz na Igreja de Cristo. Que esta liturgia nos faça humildes e fraternos com todos. Amém
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 30-09-2012
modestaspropostas.blogspot.com; vocacionadosdedeusemaria.blogspot.com

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.