Queridos irmãos e irmãs, estamos no 25º domingo do tempo comum. A liturgia nos faz compreender que devemos estar a serviço de todos. Se formos considerados os maiores da sociedade devemos se colocar menor a serviço dos irmãos e irmãs que precisam da nossa ajuda solidaria. O mundo tem uma sabedoria que não condiz a de Deus, pois a do mundo está marcada pela aparência e posição social privilegiada dos poderosos. Deus se faz grande nos pequeninos desse mundo que ficam marginalizados dos bens desta terra e nos chama a colocar a serviço deles.
No livro da Sabedoria nos apresenta a atitude permanente do "ímpio" contra o "justo”. Sua presença, suas repreensões e sua conduta são incômodas... Por isso, o condenarão com uma morte ignominiosa...  O bem é perseguido porque denuncia maldade desse mundo. Esse texto da Sabedoria nos remete a Cristo que terá uma morte injusta, porque fez o bem e  ainda denunciou a maldade dos poderosos que exploravam os mais pobres e humildes. (cf. Sb 2,12.17-20) No primeiro século  antes de Cristo, os judeus que estavam na Alexandria sofrerão perseguição pelos judeus que não praticavam a religião. Isso acontece também hoje muitos que se diz cristão, mas não pratica a religião promovem muita injustiça. Temos aí o destino dos justos e dos ímpios.
São Tiago denuncia a desunião da sua comunidade. Ele nos alerta a onde está a causa disso:  "Onde há inveja e rivalidade, aí estão as desordens e  toda a espécie de obras más…"  Deus não ouve a prece dos maus e das pessoas que tem ódio no coração.  Na comunidade devemos aprender a servir sem tirar proveito para si, pois devemos os últimos desse mundo para ser o primeiro no céu. A caridade e a justiça devem ser as nossas matizes que ajudam a visualizar entre nós o Reino de Deus que já está no nosso meio. Não podemos ser autoritários e nem dono da comunidade, pois estamos a serviço do reino. As nossas atividades pastorais não podem ser usados para privilégios ou cargos na nossa sociedade. (cf. Tg 3,16-4,3)
No Evangelho de Marcos,  Jesus , novamente, nos fala do anuncio da sua paixão e morte e ainda nos dá grande exemplo de humildade e serviço. Ao acolher as crianças e os pobres, Ele nos mostra que isso agrada ao Senhor, pois fazendo isso estão servindo o Senhor. Nesse contexto, Jesus ensina os seus apóstolos e a nós que queremos ser seguidores de Jesus como devem agir no mundo.  Esse agir não se faz aos moldes dos ricos e poderosos que se servem dos humildes e pobres, mas no serviço a eles que precisam da nossa ajuda. Nenhum trabalho pastoral que nós fazemos deve ser de regalias, privilégios que buscam nos cargos na nossa sociedade, mas assumi-lo pela cruz e dedicação aos mais humildes desse mundo.  Ser maior no reino de Deus é querer, nesse mundo, ser último e servidor de todos. Que esta liturgia desse domingo nos ajude assumirmos a nossa responsabilidade de colocar em prática os valores evangélicos que são o amor-doação, a justiça, a paz e a solidariedade entre todos nós. Amém (cf. Mc 9,30-37)
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 23-09-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.