Queridos irmãos e irmãs, celebrar a vida é mergulhar na liturgia de Deus que cada dias nos presenteia alegria, paz e amor. Deus sempre está do lado da pessoa humana.
Estamos no 23º Domingo do tempo comum nesse 09-09 e nós ainda nesse mês de Setembro dedicamos a Bíblia. Deus nos quer falar através dela. Deus está ao lado do povo sofredor. Ele nos mostra através de sinais messiânicos num plano de amor e salvação para a humanidade. Nosso Deus é libertador e favor da vida,
Estamos diante do Profeta que traz uma mensagem de esperança ao Povo sofrido que está no exilio. O Profeta anuncia ao povo sofrido do exílio que Deus virá trazer a libertação de tudo que não deixa ser livre. Então, ele apresenta ao Povo os sinais desta libertação que estão na cura dos surdos, dos mudos, dos coxos e dos cegos. Essas curas são prenuncios dos tempos messiânicos. Hoje e sempre, Deus vem em socorro dos sofredores e dos fracos que são excluídos de nossa sociedade capitalista e consumista. (cf. Is 35,4-7)
Estamo-nos diante de Tiago que convida todos a não discriminar as pessoas e nem desfazê-las, mas acolhê-las com bondade e amor aos pequenos desse mundo, principalmente os mais pobres. Na nossa sociedade dá impressão que eles são inoportunos e muitas vezes damos migalhas sem promovê-los numa educação de qualidade, de uma habitação digna e de uma vida dignificada, pois todos sãos filhos amados por Deus. (cf. Tg 2,15)
O evangelista Marcos nos mostra que Jesus é o Messias anunciado por Isaias. Jesus faz milagres que libertam as pessoas da cegueira, da mudez e de tudo que as escraviza. São sinais messiânicos e o povo os reconhece em Jesus, comprovando que Ele é Messias, enviado por Deus. Como podemos comprovar isso? O povo atesta dizendo: "Tudo ele tem feito bem. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem". (cf. Mc 7,31-37)
Somente Deus pode fazer algo de bom sem nenhum interesse. Lá no Genesis, após cada coisa criada por Deus, Ele se manifesta dizendo Tudo é BOM. (Gn 1,31) Deus nos quer livres para ouví-Lo e ainda quer nos tirar da surdez desse mundo que não  deixa Deus na vida, na escola e na sociedade. A palavra nos faz livres para Deus e assim podemos amá-Lo sem nenhum constrangimento. Precisamos semear a palavra para todos, isto é para as crianças, para os jovens e para os idosos. Todos precisam de nossa atenção e amor. Não podemos ficar mudos diante das injustiças de nosso tempo. Deus nos tira a mudez, pois Ele nos quer íntegros por inteiro para amá-Lo e assim para podemos amar os nossos irmãos.
Devemos proferir palavras que edificam e que mudam a realidade de morte para a vida. Deus fez tudo pelo uso da Sua Palavra e assim surgiu tudo que está no mundo. Por Ultimo a sua Palavra se encarna em uma mulher singular que soube ver os sinais messiânicos e respondeu com seu sim. Desse modo Jesus veio ao mundo e nos presenteou com sua palavra que santifica, nos cura e nos liberta para a verdadeira vida. Hoje temos oportunidade de escutar a Palavra através da Igreja que a proclama a todos nas santas liturgias e nas mensagens do Magistério. Como o próprio São Tiago nos fala: a palavra de Deus está semeada em nosso coração e só deixá-la crescer e acolhê-la sempre com amor.
Sejamos porta voz da Palavra de Deus nos gestos mais simples que é o amor a todos e que lutemos para que a justiça de Deus esteja no nosso meio. Que esta liturgia nos faz dóceis ao Espirito Santo que dá o entendimento para estender a mão, com generosidade, a todos, principalmente aos doentes, aos pobres e desvalidos do nosso Tempo. Amém
Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 04-09-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.