Iniciamos esse mês que é dedicado a Bíblia. Um livro que nos permite estar em contato mais intimo com Deus através da sua palavra escrita. Ela é proclamada na Igreja e semeada no nosso coração. Nesse dia 02 de setembro, celebramos o 22º domingo do tempo comum. Nós refletimos o sentido da Lei de Deus para nós. Essa lei é dada por Deus para que tenhamos vida, dignidade e respeito para viver bem a liberdade que é dada ao povo que sai da escravidão do Egito. A lei é vida.
No livro do Deuteronômio temos a passagem que o Povo recebe a Lei de Deus por Moises. Esse povo já estava liberto e próximo da entrada da terra prometida por Deus. Mas o povo precisa respeitar a vida de todos e ainda estar em comunhão com Deus. Deus propõe a Lei que deve ser acatada com liberdade por todos. Esta lei é sagrada e perene e ainda tem valor para os nossos dias. Quem segue a lei de Deus está dando uma resposta de amor e gratidão ao Deus da vida que vem sempre em nosso socorro. Quer ter felicidade e vida em abundancia, então respeite a Lei de Deus. (cf. Dt 4,1-2.6-8) Os mandamentos são para ser observados e nãos deixá-lo ser um peso para todos.
São Tiago nos faz lembrar que devemos ser cumpridores da palavra de Deus e não apenas espectadores ouvintes dela. Nesse tempo somos acomodados em ouvir e ler a Palavra de Deus por todos os meios de comunicação de massa, mas esta Palavra de Deus deve ser vivida e testemunhada com a nossa vida de cristão. (cf. Tg 1,17-18.21-22.27) Muitas vezes somos ouvintes ou ficamos no intimismo religioso, nos seus gestos e ritos. Eles podem até nos ajudar a compreender, mas precisamos colocar vida nela nas nossas ações transformadoras em nossas comunidades, em nossas famílias e em nossa sociedade. Como fazer isso? Precisamos ajudar quem mais precisa de nossa ajuda que são os órfãos, as viúvas, os pobres etc.
No Evangelho de São Marcos, vemos que Jesus faz diante da Lei quando é instigados pelos fariseus e escribas. Sabemos que eles já tramavam contra Jesus e ainda se escandalizavam pela não observância das exigências de muitas leis criadas por eles, em que os apóstolos não as obedeciam. Eram exigências externas que ficam somente nas aparências e que não nos ajudam a termos a liberdade de obedecer a Lei. Muitas coisas são apenas supérfluas, pois sãos preceitos humanos. Jesus não se deixa intimidar pela mesquinharia deles e também da suas hipocrisias. Então, Jesus fala em bom tom: ”Hipócritas... Abandonais o Mandamento de Deus, apegando-vos à tradição dos homens" (cf. Mc 71-8.14-15.21-23). O cristianismo é a novidade que não excluía a Lei de Deus, mas a eleva no nível do amor pleno.
Que esta liturgia nos ajudou a ver que Deus vem em socorro do povo e o quer livre para amá-Lo e a todos sem colocar nenhum julgo que tolhem a nossa liberdade. Se queremos um mundo melhor é preciso valorizar a Palavra de Deus, cumprir os mandamentos que são vida e liberdade para todos. Assim, queridos irmãos e irmãs, a prática da Lei não deve estar na sua exterioridade e sim brotar de uma sincera conversão a Deus. A nossa caridade é que vai nos habilitar para o Reino de Deus e desse modo a Lei Divina vem trazer a verdadeira justiça e vida. Amém
Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha 04-09-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.