A Família é querida por Deus.
Queridos irmãos e irmãs, estamos no 27º domingo do tempo comum. A liturgia nos coloca no mistério pascal de Cristo e no mesmo tempo nos faz participantes da graça de Deus.
Hoje assistimos no mundo a desvalorização da vida, um hedonismo desfreado e um individualismo que primazia o uso e o prazer como forma de uma liberdade sem pensar no outro. A família é importante, pois ela é a célula viva da nossa sociedade civilizada. Se ela é desvalorizada e ridicularizada, podemos com certeza presenciar a decadência do ser humano através da violência de toda ordem. A liturgia bíblica desse domingo nos fala do matrimonio e ele é peça importante no plano de Deus. No livro do gênesis, narra a criação de tudo, desde a dos casais de animais até a do casal, por excelência, do homem e da mulher. Eles foram feitos para uma complementariedade e viverem o amor reciproco. Deus é o fundamento de tudo e não quer que o homem fique só, então Ele dá uma companheira para ele e isso muito o alegra.  A Felicidade está intimamente ligada a Deus na construção de uma sociedade justa, fraterna e solidaria. Nãos somos pessoas isoladas. Deus colocou a mesma dignidade entre o homem e a mulher, um completa o outro. No matrimonio duas pessoas distintas tornam-se uma só carne. (cf. Gn 2,18-24)
Na carta de São Paulo aos hebreus, vemos esta passagem com grande alegria e gratidão a Deus. Ele foi coroado como Rei dos reis, pois soube fazer a vontade do Pai e de nos salvar da escravidão do Pecado. Jesus sendo Deus veio até nós e assumiu a nossa humanidade e ainda foi até o estremo seu amor, morrendo por nós. A cruz de Cristo denuncia para nossa sociedade o individualismo, a falta de  amor-perdão que gera violência, a falta de solidariedade e justiça. A família deve ser exemplo de doação de vida responsabilidade com a vida dos nascituros. Não podemos omitir diante da cultura de morte de nossa sociedade capitalista. (cf. Hb 2,9-11).
O evangelista Marcos narra a pergunta que fizeram a Jesus sobre a licitude do divorcio dado a mulher de acordo que Moises tinha permitido. Mas, Jesus fala categoricamente que isto não está no plano de Deus. Deus fez o homem e a mulher tornarem uma pessoa no casamento e se Moises permitiu a concessão ao divorcio devido a dureza dos corações dos homens. Deus fez comunhão com a humanidade e o matrimonio é sinal de amor- doação. O que Deus une é para sempre. Para isso precisamos ter maturidade nos nossos relacionamentos. Devemos medir toda consequência, pois a família é querida por Deus. (cf. Mc 10,2-6). Sem a família não há crianças e sabemos que Jesus fala a respeito delas: "Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas…Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos".
Nós podemos constatar que Deus tem um plano para o homem e a mulher no que se refere à família. Ela não deve ser desprezada e nem desvalorizada, pois nela que aprendemos os valores ético, humano e cristão. Que esta liturgia nos ajude a ter consciência no valor da família e da vida e que tudo seja dignificado no mundo para que Deus seja glorificado sempre. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós! Amém.
Bacharel em Teologia e filosofo Jose Benedito Schumann Cunha 07-10-2012

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.