A liturgia nos faz entender que devemos procurar algo mais que nos faz ser melhores e ainda gratos pela graça de Deus que vem até nós abundantemente.
No livro da Sabedoria nos faz entender como deve ser a nossa prece diante de Deus. O jovem Salomão é convidado a fazer um pedido a Deus diante de um sacrifício que muito o agradou. Deus, satisfeito, lhe diz: "Pede-me o que queres... e eu te darei..." Mas Salomão diz: Deus, satisfeito, lhe diz: "Pede-me o que queres... e eu te darei..." Então Deus gosta do jeito que Salomão pediu e fala: "Já que não pediste nem vida longa, nem riquezas, nem a morte  de teus inimigos, mas sim inteligência para governar meu povo...vou te dar o que pedes... e também o que não pediste..." Essa escolha que Salomão fez, muito agradou a Deus e essa deve ser a nossa atitude de Cristão, não podemos pedir coisas materiais, mas pedir algo mais que nos faz pessoa livre e aberto a graça que vem de Deus. (cf. Sb 7,7-11)
Na carta aos Hebreus nos faz uma exortação para acolher a Palavra de Deus. Como está escrito: "Ela é viva, eficaz e mais penetrante de qualquer espada de dois gumes". Ela ajuda a discernir o bem e o mal e a fazer a escolha certa. Quem esta atento à escuta da Palavra não pode fazer escolha errada, pois ela dá o rumo certo para que possamos prosseguir na nossa jornada aqui na terra rumo ao céu. A comunidade é o lugar ideal da escuta Palavra de Deus, pois ela é alimento que nos sustenta e dá força para sermos cristãos autênticos. . (cf. Hb 4,12-13)
O evangelista Marcos nos mostra Jesus que está a caminho e ensina os discípulos. Jesus mostra a eles as exigências do Reino e ainda os faz entender as condições necessárias para se integrarem a comunidade messiânica. Um jovem ajoelha diante de Jesus para perguntar como faz para conseguir a vida eterna. Ajoelhar significa reconhecer em Jesus a sua divindade. Jesus mostra a ele que deva cumprir os mandamentos de Deus, que são sinais, para termos as credenciais para ir e participar do Reino de Deus que é proposto para todos.
Ele responde a Jesus que já os cumpria, mas queria algo mais que o completasse e desse a paz ao seu coração. Então Jesus pede a ele que integrasse a sua comunidade de modo pleno, desfazendo dos bens que ele tinha. Esses bens o prendiam a não ser pleno diante de Deus. Esse convite o afasta de Jesus e vai embora. Não quis fazer a experiência da providencia de Deus na sua vida em comunidade. Essa generosidade, Deus pede a cada um de nós. Não podemos querer a segurança do mundo, pois passa e ainda podemos perdê-la. Jesus nos fala: "Como é difícil a um rico entrar no Reino de Deus!".
Nós podemos fazer uma escolha melhor que é o amor a todos, solidariedade aos que sofrem , misericórdia aos que erram e partilha  de bens com os mais necessitados. Muitos precisam de uma palavra e de um estimulo nosso. A nossa missão não acaba na missa que participamos, mas uma adesão plena a Jesus. Que esta liturgia nos ajude a sermos mais humano e que os nossos gestos devem ser expressões de uma fé autêntica em Jesus. Que a nossa mãe do céu nos ajude a responder a Deus de modo pleno sem nenhum medo de assumir a reponsabilidade que temos diante da nova evangelização do mundo. Estar com Jesus é preciso estar disponível e ainda fazer a melhor escolha e não ficar preso diante de nossas ideias individuais e nem no materialismo que exclui os mais pobres, os doentes e abandonados desse mundo. Tudo por Jesus nada sem Maria. (cf. Mc 10,17-30)

Bacharel em Teologia José Benedito Schumann Cunha




Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.