Queridos irmãos e irmãs, somos filhos no Filho de Deus. Esta dadiva é oferecida a nós por intermédio do sim de Maria. Ela souber ver os sinais dos tempos e respondeu prontamente a vontade de Deus, dando sim a encarnação de Jesus. não se pode negar o papel de Maria na nossa redenção por Cristo. Jesus veio ao mundo devido a essa mulher corajosa  que estava ligada a Deus numa comunhão intima, aberta e livre. Deus nos quer unidos a Ele através de uma vida que busca a santidade. Não se pode mudar o mundo se não mudamos nós mesmo..(1)
O Papa Bento XVI chegando ao Santuário em Loreto nesta quinta-feira, 4O Papa Bento XVI faz nesta quinta-feira, 4/10, uma visita apostólica a Loreto, região italiana das Marcas. Ele chegou à cidade às 10h (horário local) e foi recebido pelas autoridades civis e religiosas locais. Depois, o Papa seguiu para o Santuário da Santa Casa e celebrou a Santa Missa.  Bento XVI visita a cidade italiana 50 anos após a célebre peregrinação do Beato Papa João XXIII ao local, ocorrida uma semana antes da abertura do Concílio Vaticano II. Durante a homilia, o Papa disse que sua visita à cidade quer confiar à Mãe de Deus duas importantes iniciativas eclesiais: o Ano da Fé e a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.(2)
O Santo Padre destacou que em Loreto existe a oportunidade dos fiéis se colocarem na escola de Maria. “Maria ofereceu a sua carne, colocou-se inteiramente à disposição da vontade de Deus, tornando-se "lugar" de sua presença, "lugar" no qual habita o Filho de Deus”. Ele disse ainda que a vontade de Maria coincide com a do Filho no único projeto de amor do Pai e “nele se unem céu e terra”. O Papa lembrou que há 50 anos, o Beato João XVIII, em sua estadia em Loreto, convidava a refletir sobre esta união do céu e da terra, um convite que hoje ressoa com particular intensidade, tendo em vista a crise que atinge não só a economia, mas vários setores da sociedade. Nesse contexto, o Pontífice disse que a Encarnação do Filho de Deus mostra como o homem é importante para Deus e Deus para o homem. “Sem Deus o homem acaba por deixar prevalecer o seu egoísmo sobre a solidariedade e sobre o amor, as coisas materiais sobre os valores, o ter sobre o ser. É preciso voltar para Deus para que o homem volte a ser homem”.(2)
Bento XVI encerrou a homilia manifestando seu desejo de confiar a Santíssima Mãe de Deus as dificuldades que o mundo enfrenta hoje na busca por serenidade e paz; “os problemas de tantas famílias que olham para o futuro com preocupação, os desejos dos jovens que se abrem à vida, os sofrimentos dos que esperam gestos e escolhas de solidariedade e de amor”.(2)
As palavras do papa nos dão luzes para valorizar o papel de Maria no plano de salvação de nosso Deus a nós. Não pode ignorar a presença de Maria na Igreja. Embora a nossa sociedade quer negar a função de Maria, mulher singular na Historia da Igreja, alegando que ela nada tem com a historia salvifica da humanidade. Isso é um grande engano, pois Maria tem a sua importância como Mãe de Cristo que estava presente na vida Dele. Ele era sensível à necessidade dos outros como é bem ilustrado no episodio da sua intervenção ao socorrer os noivos na festa de Caná, indo a Jesus por um milagre Dele e ele aconteceu pelo socorro de Jesus. Ela é a mulher presente na missão de Jesus, na sua morte, na sua ressureição e no nascimento da Igreja. No Pentecostes, ela era a mulher orante e firme, tornando a mãe da Igreja que zela, cuida e anima o Povo de Deus em Cristo. Que o jubileu do aniversario do Concilio Ecumênico do Vaticano II nos ajude a sermos mais atuante na Igreja sem nenhuma mascara ou busca de privilégios e sim, tornando um cristão atuante. Amém
Tudo por Cristo, nada sem Maria!
(1)    Bacharel em Teologia e filosofo Jose Benedito Schumann Cunha
(2)    www.cancaonova.com

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.