Ser santo é vocação para todos.

A santidade consiste estar em sintonia com Deus numa comunhão que leva em conta ao bom uso da liberdade. Fomos criados para estar em uma intimidade com Deus. Isso traz harmonia. O amor foi derramado em nós por Deus. A ousadia do homem em  desobedecer a Deus trouxe consequência para sua vida. A morte entra na humanidade. Com ela veio o orgulho, o ódio, a inveja, a desavença, a ingratidão, a falta de perdão, incompreensão, o egoísmo, etc.  Celebrar a festa de todos os santos é glorificar a Deus pelas vidas de todos aqueles que viveram a santidade aqui na terra e já gozam da eternidade com Deus para sempre.
O papa nos fala no dia 01/11/2012:“E assim esta festa nos faz pensar na Igreja em sua dupla dimensão: a Igreja no caminho do tempo e aquela que celebra a festa sem fim, a Jerusalém celeste. Estas duas dimensões são unidas pela realidade da 'comunhão dos santos': uma realidade que começa aqui na terra e atinge o seu cumprimento no Céu”. (www.canacaonova.com)
Mas, Deus nos ama infinitamente e prepara um plano de resgate ao homem. Envia na plenitude do tempo Cristo através de um sim corajoso de uma Mulher que soube responder o apelo de Deus para salvar a humanidade para sempre. Deus espera que haja a resposta livre do homem a esse projeto de salvação. Esse respeito ao livre arbitra faz com que o homem com coração sincero busque a Deus. Essa abertura vai depender da sua humildade e pobreza, que tudo espera em Deus.
A prepotência do homem moderno, devido ao progresso cientifica induziu o homem ao erro e o fez pensar que poderia resolver tudo por autossuficiência sem precisar de Deus. Durante toda a história da salvação, vemos Deus, mandando profetas autenticas para libertar o homem do pecado que afasta de Deus. Somos libertos pela esperança em uma trajetória de graça.
O batismo já o habilita para receber a graça de Deus e ela vem abundantemente para vivenciar os valores evangélicos que são: o amor. O perdão, o espirito de pobreza, a solidariedade e partilha em uma comunidade cristã.
O santo é todo aquele que se dispôs estar vivendo a caridade de Deus com todos. Ser santo como Deus é Santo. Todos são chamados para ser santo. Amém
bacharel em teologia e filosofia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.