Ainda no clima de natal, a liturgia nos coloca a Festa da Sagrada Família.
Jesus Cristo nasceu numa família para ser um dos nossos e ainda valorizar a família humana tão querida por Deus. Ele nasceu numa família humilde e simples como muitas do seu tempo, assim denuncia as desigualdades sociais.
A bíblia nos mostra os valores da família para o equilíbrio da sociedade humana.
No livro eclesiástico mostra a importância da fidelidade aos ensinamentos de Deus que devemos ter em relação a família. (cf. Eclo 3,3-7.14-17). Os pais devem ser respeitados e na velhice deles deve se assegurada ajuda e compreensão. Não deve de modo algum abandoná-los. Deus dá ainda a garantia para nós que cuidamos deles, promessa de vida longa. Isso é bondade de Deus.
Hoje devemos fazer o mesmo, porque a família é algo importante. Não devemos abandonar os nossos pais em nenhuma situação.
Paulo na carta aos colossenses  nos mostra como deve ser a vida cristã de cada pessoa. A harmonia entre todas deve estar condicionada a esses conselhos: (cf. Cl 3,12-21)"Revesti-vos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência...", "Suportai-vos e perdoai-vos uns aos outros... sobretudo amai-vos...", "A Palavra de Deus habite em vós... Cantai a Deus hinos espirituais..." Paulo nos remete a vida de família, aos pais, aos filhos, aos maridos e mulheres para ter paz duradoura entre os seus membros.
Luca nos mostra a sagrada família indo a Jerusalém, essa é uma pratica religiosa. Nesta peregrinação perderam de vista Jesus e acharam que estavam em outra comitiva da família. Quando não viram Jesus, procuram por Ele em todas as redondezas e também em Jerusalém, mas o encontraram no templo ensinando os doutores e escribas. (cf. Lc 2,41-52) eles falaram a Jesus: "Teu pai e eu, estávamos angustiados à tua procura...", mas jesus responde com outra pergunta:
E Jesus faz duas perguntas: "Por que me procuravam? Não sabiam que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?" Isso já demonstra a consciência de Jesus na sua missão aqui na terra, Ele veio fazer a vontade do seu Pai. Os pais não entenderam, mas guardaram essas coisas no coração. Mesmo Jesus volta como está escrito: "Jesus voltou a Nazaré com seus pais... e permaneceu obediente a eles... e crescia em sabedoria, em idade e em graça... diante de Deus e dos homens."
A obediência é acolher e ser fiel a propostas de Deus que tem para nós. Não podemos ser egoísta e nem desvalorizar os valores da família. Não podemos desanimar diante da crise atual que família está a mercê, pois se ela continuar em comunhão com Deus e ser humilde no acolhimento a vontade Deus vá ser a família ideal querida por Deus. O amor, a justiça, a fraternidade.
Assim, celebrar a família é condição de valorizar a humanidade, pois sem ela nós perdemos o diferencial no mundo e que a sagrada família nos ajude a sermos mais humanos e cristão no mundo de hoje. Amém
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.