Queridos irmãos e irmãs, nesta quarta feira, após a celebração do Natal do Senhor, celebramos a memoria de Santo Estevão, o mártir da fé em Cristo. Ele não teve medo de falar de Jesus e dar testemunho Dele aos homens. A Igreja precisa de muitos iguais a Santo Estevão, para dar testemunho de Cristo nesta nova evangelização. O batismo nos fez filhos no Filho de Deus e recebemos o Espirito Santo que dá força a cada um de nós a vivermos os valores do Evangelho de Jesus Cristo. A graça que recebemos de Deus nos fortalece em todos os momentos principalmente nos momentos difíceis sacrifícios que fazemos por causa de Cristo, razão da nossa fé. (1)
O Papa Bento XVI reuniu-se com os fiéis nesta quarta-feira, 26, na Praça São Pedro, para rezar o Angelus. Antes de iniciar a oração mariana, ele fez algumas reflexões  tomando como exemplo Santo Estêvão, celebrado neste dia pela Igreja. O Santo Padre rezou pela multiplicação de fiéis que possam dar um testemunho convicto e corajoso do Senhor Jesus, assim como o fez Santo Estêvão. Bento XVI afirmou que Santo Estevão é um modelo para quem deseja se colocar a serviço da nova evangelização. De acordo com o Santo Padre, o santo mostra que a novidade do anúncio consiste em ser cheio do Espírito Santo e deixar-se guiar por Ele. (2)
“A novidade do anúncio está na profundidade da imersão no mistério de Cristo, da assimilação da sua palavra e da sua presença Eucarística, de forma que Ele próprio, Jesus vivo, possa falar e agir no seu enviado. Em essência, o evangelizador torna-se capaz de levar Cristo aos outros de maneira eficaz quando vive de Cristo, quando a novidade do Evangelho se manifesta na sua própria vida”. O Papa lembrou ainda que Santo Estêvão viveu sempre animado pelo Espírito Santo, testemunhando o amor de Cristo até o extremo sacrifício. “A vida de Santo Estêvão é inteiramente moldada por Deus, conforme a Cristo, cuja paixão se repete nele”, disse. (2)
E no dia em que a Igreja celebra o santo, o Papa enfatizou que todos são chamados a fixar o olhar sobre o Filho de Deus, cujo mistério da Encarnação é contemplado no Natal. Ele lembrou ainda que Jesus vinculou a humanidade a Si e quer continuar em cada um a sua obra de salvação.  “Deixar-se atrair por Cristo, como fez Santo Estêvão, significa abrir a própria vida à luz que a chama, orienta e a faz percorrer o caminho do bem, o caminho de uma humanidade segundo o desígnio de amor de Deus”, destacou. (2)
As palavras do nosso papa nos enchem de esperança e coragem em Cristo, pois Ele é o único que nos habilita para Deus. Somos chamados para sermos discípulos e missionários de Cristo no mundo, onde parece que Deus é obsoleto e retrogrado. Ao celebrar o natal de Jesus que é dom de Deus para nós, pois Ele veio até nós para nos ensinar o caminho do bem. Quem segue Jesus deve assumir a cruz de cada dia, sabendo que Deus é que dá força e coragem para dar testemunho de vida em Cristo. O filho de Deus nos fala da importância que devemos dar ao amor, a justiça, a paz, a fraternidade, a partilha, a solidariedade e o perdão. A humanidade se eleva no nascimento de Jesus, pois um Deus quis fazer um de nós. Viva Jesus; Viva o natal do Senhor onde a humanidade foi presenteada pela sua presença singela, simples e cheio de paz.
(1)    Bacharel em Teologia Jose Benedito Schumann Cunha
(2)    www.cancaonova.com

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.