Queridos irmãos e irmãs, estamos no terceiro domingo do advento. A liturgia desse dia é o domingo da alegria. O natal já está próximo e isso nos enche de alegria.
No livro de Sofonias encontramos esse lindo hino de alegria. A condenação que pesava sobre Judá foi revogada. Agora é o próprio Deus que toma conta de tudo. Ele é o salvador. Assim está escrito: "ALEGRA-TE de todo o coração, cidade de Jerusalém... não tenhas medo, Sião...O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, como poderoso Salvador..." (cf. Sf 3,14-18). Essa profecia nos fala ao intimo de nosso ser. Temos um Deus presente e que não nos abandona nunca. Deus é fiel e nos ama. Esta certeza não pode ser esquecida por ninguém.
O salmista nos confirma essa realidade de alegria e esperança.  "Alegrai-vos, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel..." (cf. Is 12,6). A nossa alma não pode ficar triste, pois Deus nos dá certeza de sua presença que salva.
O apostolo Paulo na carta aos filipense fala que devemos ter alegria mesmo nos momentos difíceis e na perseguição, pois Deus é a nossa certeza. Assim, ele nos fala, mesmo sofrendo a prisão por causa de Jesus Cristo:. "Alegrai-vos sempre no Senhor, repito, alegrai-vos... (cf. Fl 4,4-7)Na historia da Igreja, muitos santos e santas sentiram esta alegria no Senhor que dava razão  a fé que tinham em Cristo. Muitos mártires morreram por ser cristão. É na comunidade que damos prova que Jesus está no nosso meio.
O evangelista Marcos nos mostra pela boca de João Batista: a alegria pelo Salvador que vem até nós. O que nos afasta de Deus e nos deixa longe Dele é o pecado que aniquila a pessoa por inteiro. Então, João pede para nós que se converta e afaste do pecado. O povo ente e pergunta a ele: "E nós, o que devemos fazer?" A resposta está na solidariedade e partilha de bens com os mais necessitados. Ser justo e honesto sempre, isto é, não ser corrupto e nem favorecer o desonesto. E quem tiver autoridade não exercer de modo violento e nem se corromper com o poder, mas praticar a verdadeira justiça que gera a paz.
Seguir Jesus é ser humano, pacificador e justo. Natal é renascer em Cristo que vem até nós na simplicidade e mansidão. A luz que bilha não pode ofuscar o menino Deus que estende a sua mão a nós para nos ensinar que precisamos ser mais fraternos e promotores de paz, de  justiça, de amor-perdão, de partilha, de solidariedade com todos. Que Jesus nasça em nossos corações (cf. Lc 3,10-18)
Que esta liturgia nos faz ser pessoas novas que geram amor, compreensão e que provoque mudanças da realidade de morte para a vida. Que as mesas estejam fartas e que a partilha aconteça sempre  entre nós. Que natal seja momento de graça para todos. Amém
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.