Figueira centenária
Queridos irmãos e irmãs, estamos no segundo domingo do Tempo do Advento. Preparar para o natal é viver a plenitude de Cristo que vem até nós. Estar com Cristo é viver os seus valores na vida de comunidade, na família e na sociedade. Somos convidados a converter a Deus e ter a coragem de jogar todas as amarras que não deixam nós vivermos em Cristo numa fraternidade com todos.
No Livro de Baruc temos a oportunidade de entender o novo caminho de um novo êxodo que leva a Deus da vida. O povo estava no exilio e o profeta leva uma mensagem a todos de esperança e de alegria no Deus que prepara ao povo a volta para terra onde possam novamente ser livre e adorar o Deus vivo. Esta promessa está: "Abaixará os montes, encherá os vales, aplainará o chão, a fim de que Israel caminhe com segurança." (cf. Br 5,1-9)
Jesus é a promessa cumprida definitivamente, pois Nele somos totalmente livres. Devemos procurar ter um novo êxodo a Jesus sem nenhum medo o receio Dele, pois Cristo nos liberta por inteiro. Quer ser livre? Então viva a paz, a solidariedade e justiça para com todos.
Na carta aos filipenses há o apelo para que todos progridam na vida cristã através do amor-doação que vai ao encontro do irmão e irmãs necessitados. Esse amor de ser comprometido com a causa do Reino de Deus, vivendo o caminho que leva a perfeição. Assim, tornamos aptos para participar do reino de Cristo. Precisamos ser vigilantes nas atitudes e no agir para que o bem reine em nós e em todos. (cf. Fl 1,4-6.8-11)
O evangelista Lucas nos mostra a missão de João Batista, o profeta que clama no deserto para o Messias que vem. Ele vai "preparar o Caminho do Senhor". (cf. Lc 3.1-6) A voz no deserto é João Batista que abre os corações para acolher o Messias, através da conversão de vida. Sabemos que Deus veio a nós num tempo histórico. É fato que mudou a historia de mundo. Ninguém fica sem a impressão de Cristo. Agora Deus volta a falar com a humanidade de modo definitivo por João e em Cristo, o filho de Deus.
O deserto é o lugar teológico. Lá foi o inicio de um Povo que se inicia através de Moisés com os mandamentos de Deus. Deserto lugar de reconhecer Deus, de purificar os corações e as mentes, de fazer aliança e de ter o encontro com Deus. Agora temos novamente a oportunidade de percorrer o caminho de João ao encontro de Cristo que liberta e salva a humanidade. O batismo nos fez introduzir no caminho que chega a Deus. Se quisermos ir até Deus precisamos converter e se preparar para o Natal do Senhor, por isso João Batista nos fala: "Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas... todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixados..."
Vamos aproveitar esse tempo de advento tirar todas as amarras que não nos deixam viver Jesus em nós e com os outros. Somos chamados a ver e participar da salvação prometida por Deus. Todos são chamados para isso. Esse convite não exclui ninguém. Que as festas que fazemos não pode sufocar a voz de Deus que salva através do sinal de Belém. Jesus nasce pobre para enriquecer o homem na liberdade de filhos de Deus. Que a noite de Natal que celebraremos seja momento propicio de ouvir as vozes dos anjos dizendo ao nosso coração: nasceu o menino Deus e Ele está no meio de nós.
Que este advento procuremos ver Deus no silencio da nossa consciência e ainda sendo promotores de um mundo onde possa nasce-Lo na simplicidade e doação. Que ninguém esteja longe da mesa da Palavra de Deus e da eucaristia que alimentam e libertam toda pessoa. Amém
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha



Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.