Querido irmãos e irmãs, no dia 02 de fevereiro celebraremos a apresentação de Jesus no templo. Maria e Jose apresentam-no e mais uma vez Jesus é referencia para Simeão e Ana. A sua presença meiga e irradiante de paz desperta nos presentes a presença Dele como o salvador prometido por Deus no antigo testamento que agora se cumpre. Maria ouve e guarda esse acontecimento. Ela vai ser a portadora daquele irá salvar a humanidade. Ela sentirá na sua vida a dor da separação, da ingratidão das pessoas e a violência que será cometida a Jesus.

Nós nesse dia dedicamos a Nossa senhora com o titulo de Nossa Senhora da Luz. Ela será agraciada também por um titulo de Nossa Senhora das Dores, pois a luz do mundo que é Jesus, os maus  quiseram apagar da terra. A vida vence a morte, o sepulcro onde Jesus vai estar por 3 dias irradiará a luz da vida.
Deus caminha na historia e Ele nos dá sinais que devemos ver e seguir. Esse menino é a prova que nasceu de Maria, a mulher por excelência por obra do Espirito Santo. Jesus é Deus e homem ao mesmo tempo. Negar Maria é negar a humanidade e divindade de Jesus entre nós.

A sua maternidade é incontestável, ela é verdadeiramente a mãe de Deus, pois Jesus é Deus. Assim já foi declarado: “O primeiro dos quatro dogmas marianos é o da maternidade divina de Maria. Primeiro, historicamente. Primeiro, como razão de todos os outros. O dogma que declara verdade de fé que Maria é Mãe de Deus foi proclamado pelo Concílio de Éfeso, no ano 431. Maria recebeu o nome de "Theotokos", palavra grega que diz exatamente "Mãe de Deus", e foi julgado insuficiente o título de "Christotokos", ou seja "Mãe de Cristo".(cf.www.catequisar.com.br )

Assim, o concilio Vaticano Segundo também declara: "A Virgem Maria, que na Anunciação do anjo, recebeu o Verbo de Deus no coração e no corpo e trouxe ao mundo a Vida, é reconhecida e honrada como verdadeira Mãe de Deus e do Redentor" (LG,n. 53).

Assim, meus irmãos e irmãs, Maria é a mulher que dignificou a criatura com seu sim, é a nova Eva. Deus não inventou nada, apenas preservou a criatura Maria com muita graça para que pudesse nela habitar o seu filho como está escrito em Lucas : faça-se em mim a sua Palavra. Interessante, lá no gênesis Deus cria o homem e a mulher, agora Maria permite que recria todas as criaturas no Filho Deus que habita no seu seio virginal numa dimensão maior, pois o céu e a terra se aproximam na humildade da serva Maria, pois Ela é a serva por excelência de  Deus. Nesse dia da Festa da Apresentação do menino de Deus nos faz chegar a Deus um louvor de agradecimento a essa mulher que trouxe para nós o Redentor. (amém) 
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha 

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.