Queridos irmãos e irmãs, somos chamados a ser luz do mundo. Nós devemos evangelizar com o nosso testemunho. A Igreja nos abriga como uma mãe que quer o nosso bem. Dentro dela somos chamados a serem irmãos e irmãs de cada um que quer seguir Jesus.
Na carta de São Paulo aos hebreus nos diz que temos a plena liberdade de entrar no santuário de Deus, pois isso foi conseguido pelo sangue de Cristo derramado na cruz. Jesus nos dá esse presente porque Ele abriu o caminho novo e vivo pela sua humanidade e divindade. Agora temos um sacerdote constituído sobre a casa de Deus.

Devemos aproximar Dele com coração cheio de fé e de um coração aberto e correto. A nossa consciência e o nosso corpo deve estar lavados em aguas puras que vem do Senhor, porque Ele é fonte de agua viva. Nunca desanimar diante das dificuldades e ter esperança no Senhor que é fiel. Devemos procurar ser caridosos e fazer boas obras. Não devemos jamais lagar as nossas comunidades por filosofias e ideologias formuladas por reflexões errôneas da Palavra de Deus. Devemos ser animado no Cristo até quem Dia Ele vem ao nosso encontro. (cf. Hb 10, 19-25)

O evangelista Marcos nos mostra a importância de sermos luz que ilumina a todos e não deve estar escondida por ninguém . A bíblia é a luz que ilumina a caminhada e o projeto de vida de cada um. A verdade se destaca na presença da luz e nada fica escondido. Assim é revelado as verdades do homem na presença de Deus. Não podemos jamais julgar as aparências, pois elas podem nos enganar a fazermos um mal juízo. Jesus nos dá um conselho: "Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem". (cf. Mc 4,21-25)
Segue o comentário ao Evangelho do dia feito por Beata Teresa de Calcutá
Fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade - (1910-1997) «No Greater Love», p. 67 - Ser a luz do mundo (cf. Mt 5,14)
Pode acontecer que eu seja incapaz de manter a minha atenção completamente fixa em Deus enquanto trabalho mas Deus não exige isso de mim. Contudo, posso perfeitamente desejar e projetar fazer o meu trabalho com Jesus e para Jesus. E isso é uma coisa muito bonita e é isso que Deus quer. Quer que a nossa vontade e o nosso desejo se dirijam para Ele, para a nossa família, os nossos filhos, os nossos irmãos e os pobres.
Cada um de nós continua a ser apenas um pequeno instrumento. Se observarmos os componentes dum aparelho eléctrico, veremos um emaranhado de fios, grandes e pequenos, novos e velhos, caros e baratos. Se a corrente não passar por eles, não pode haver luz. Esses fios és tu e sou eu. A corrente é Deus. Nós temos o poder de deixar passar a corrente através de nós, de deixar que ela nos utilize, de deixar que ela produza a luz do mundo - ou de nos recusarmos a ser utilizados, deixando que as trevas alastrem.

Assim, como o salmista nós repetimos com alegria: "Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. "É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face." (Sl 24)
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.