Queridos irmãos e irmãs, hoje estamos celebrando a festa da cátedra de Pedro. É lá que vem a autoridade do ensino da Igreja. Celebrar hoje é entender a autoridade do papa que é a voz de Pedro que confirma os irmãos e irmãs na fé em Cristo. No evangelho de Mateus no capitulo 5 versiculo um encontramos a passagem que nos fala que Jesus “sentou-se e começou a ensinar”. Todo lugar onde há um bispo temos a catedral, isto nos quer dizer para nós que há cadeira do bispo que é o pastor da Igreja particular. O papa é o bispo de Roma. Assim a liturgia de hoje reverencia a figura de Pedro que tornou-se o chefe dos apóstolos por mandato de Cristo que disse: Tu é Pedro e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja. (cf. Mt 16,16-18) e (cf. Lc 22, 31-32).

O evangelho de hoje vemos Jesus perguntando para os apóstolos que estão dizendo dele, eles falaram o que o povo diz, mas para Jesus o mais importante é o que eles pensam Dele. Então Pedro diz em bom tom: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo, tambem em nome de todos os apóstolos. É uma linda profissão de fé que ele faz de Cristo. (cf. Mt 16,13-19) Nós pelo batismo somos chamados a participar da Igreja e com coragem professar a fé em Cristo. Cada vez que ouvimos a Palavra de Deus, os ensinamentos da Igreja e vivenciamos os sacramentos em nossa vida, estamos professando esta fé viva em Cristo. Deus quis que a Igreja fosse o sinal da sua presença no mundo. Ela tem a autoridade de Cristo e guarda o tesouro da fé.

Hoje esta celebração tem uma conotação importante para nós católicos, pois rezamos a liturgia da cátedra de Pedro e vemos a importância dela devido daqui alguns dias, precisamente dia 28/02 ela ficará vacante devido a renuncia do papa Bento XVI. Sabemos do valor da figura do papa como pastor da Igreja de Cristo que nos orienta e nos leva a lugar seguro onde podemos estar com Deus sem a insegurança das ideologias e pensamentos do mundo contemporâneo. Há uma verdade que está em Deus e a conhecemos por Cristo através da sua Igreja que já percorreu séculos nos ensinando, nos advertindo e nos ajudando a tomar consciência de ser Igreja no discipulado de Cristo. Não se podem negar os grandes feitos desse papa Bento XVI que nos levou a reflexão do amor, da esperança e da fé nesse ano proclamado por ele. Ele renuncia por não achar em condições físicas para continuar a guiar a Igreja devido a sua avançada idade, Foi um gesto corajoso e sábio que só vem de homens de Deus que entendem o percurso da historia. Hoje agradecemos e oramos para ele e que o próximo pontífice seja também do coração de Deus na luz do Espirito Santo para pastorear a Igreja de Cristo no mundo.

Pedro é a Rocha onde se funda a Igreja, assim diz nosso papa Bento XVI: ”O exegeta Joachim Jeremias mostrou que aqui está presente, como cenário de fundo, a linguagem simbólica da «rocha santa». A propósito, pode ajudar-nos um texto rabínico onde se afirma: «O Senhor disse: “Como posso criar o mundo, sabendo que hão de surgir estes sem-Deus que se revoltarão contra Mim?” Mas, quando Deus viu que devia nascer Abraão, disse: “Vê! “Encontrei uma rocha, sobre a qual posso construir e assentar o mundo”. “Por isso, Ele chamou Abraão uma rocha». O profeta Isaías alude a isto mesmo, quando recorda ao povo: «Considerai a rocha de que fostes talhados (…). Olhai para Abraão, vosso pai» (Is 51, 1-2). Pela sua fé, Abraão, o pai dos crentes, é visto como a rocha que sustenta a criação. Simão, o primeiro que confessou Jesus como o Cristo e também a primeira testemunha da ressurreição, torna-se agora, com a sua fé renovada, a rocha que se opõe às forças destruidoras do mal.(homilia do papa na festa da cátedra em 19/02/2012)

Queridos irmãos e irmãs, a Igreja deve nos levar a Cristo e Ele espera de cada pessoa um sim que transforma a realidade de morte para a vida. Que os valores da família, do ser humano e do amor não podem ser banalizados como algo fora de nós, mas ser defendidos nas suas grandezas que são perenes em todos os tempos. A humanidade deve encontrar o caminho da reconciliação, da unidade e da fraternidade. Que a Igreja seja sempre corajosa, levando a mensagem de Cristo que liberta e salvo a todos.

No ano de 2006, o papa nos falou na homilia da festa da cátedra de Pedro, isso é bom lembrar: “Celebrar a Cátedra de Pedro significa atribuir-lhe um forte significado espiritual e reconhecer nela um sinal privilegiado do amor de Deus, pastor bom e eterno, que deseja reunir a sua Igreja inteira e guiá-la no caminho da salvação', apontou. Essa mesma ideia foi defendida na saudação aos peregrinos de língua portuguesa: 'A Igreja celebra hoje, com muita alegria, a festividade da Cátedra de Pedro. Cristo, o bom Pastor, quer reunir em torno a ela as suas ovelhas, inclusive as que não são ainda do mesmo aprisco, dando-lhes segurança e paz para prosseguir em direção ao seu Reino'. A questão do primado deo Papa é um dos principais temas do diálogo entre as varias Igrejas Cristãs. Nenhuma contesta o primado de honra que o Bispo de Roma tem na sua Igreja universal, mas isto não resolve, atéao momento, a questão relativa a jurisdição desse primado. Para os catolicos, o primado de do Papa não é apenas de honra, mas de pleno poder de governo."

Assim, meus queridos irmãos e irmãs que possamos valorizar a pessoa do papa como aquele que vem nos confirmar a fé em Cristo e nos dirigir a Ele. Amém
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.