Rádio Vaticano


O jornal l´Osservatore Romano dedicou na edição desta sexta-feira, 22, um espaço especial para Evelyn Billings, falecida em 16 de fevereiro, aos 95 anos, na Austrália e que, junto com seu marido John, deixou uma herança para a humanidade: a descrição do Método Billings, baseado na regulação da fertilidade baseada na observação do corpo feminino.

Nascida em 8 de fevereiro de 1918, Evelyn entrou na Universidade de Melbourne, formando-se em Medicina. Ela prosseguiu seus estudos em Londres onde se especializou em Pediatria, quando então retornou a Austrália para trabalhar no Departamento de Anatomia da Universidade onde se formou.
Exatamente no ano em que se casa com seu colega John, nascem ‘os Billings’, cuja fama estará para sempre ligada ao homônimo método natural de regulação da fertilidade. Por decênios, o mundo verá o incansável casal de médicos australianos descrevendo o Método Billings - utilizado também pela Organização Mundial da Saúde. Nascido a partir de pequenas e tímidas pesquisas realizadas em Melbourne no início dos anos 50, o método será descrito para mulheres, casais, estudantes de medicina e médicos de todo o mundo, incluindo a China.
O casal teve a coragem de propor o uso do Método Billings no ambiente social e cultural da segunda metade do século XX, que viu o Ocidente inclinar-se à pílula sintética. O método parte do princípio que a ovulação (que determina o período de fertilidade feminina) é acompanhada por particulares secreções, que sendo observadas pela mulher, revelam a ela a fase por que está passando. O método foi acusado de primitivo, pré-científico, mas sobretudo, de ingênuo. O fato de ser um método gratuito, já que pode ser observado pela própria mulher, o torna antipático também à indústria farmacêutica.
Como disse Bento XVI há alguns anos, “se o exercício da sexualidade se transforma em uma droga que quer sujeitar o parceiro aos próprios desejos e interesses, sem respeitar os tempos da pessoa amada, então, aquilo que se deve defender não é mais somente o verdadeiro sentido do amor, mas em primeiro lugar a dignidade das pessoas mesmas”. A Dra. Evelyng Billings Livingston usou quase todo o século de sua existência a defender esta dignidade, defendendo um método que as feministas, infelizmente, não souberam reconhecer. Mas, ainda tem tempo para se usar um método que dá poder ás mulheres sem prejudicar a sua saúde.
O casal John e Evelyn também passou à história por outras pesquisas realizadas, como aquelas sobre as mães durante o período da amamentação e sobre mulheres próximas à menopausa.
www.cancaonova.com
colaboração: Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.