Queridos irmãos e irmãs, iniciamos hoje a quaresma com a imposição de cinzas em nossas cabeças. Esse sinal nós “queremos assumir o empenho e converter o nosso coração em direção aos horizontes da graça. Em geral, na opinião comum, este tempo pode receber a conotação de tristeza. Ao invés disso, é um dom precioso de Deus, é tempo forte e denso de significados no caminho da Igreja, é o itinerário em direção à Páscoa do Senhor. As leituras bíblicas da celebração de hoje nos oferecem indicações para viver em plenitude esta experiência espiritual”.( homilia do papa Bento XVI na quarta feira de cinzas em 2012)

No livro do profeta Joel nos convida ao arrependimento de todo coração. É uma volta para Deus com coração arrependido. É um momento muito especial de mudança de itinerário para Deus. O profeta toma como ponto de partida a chaga da invasão das tropas que se lançaram contra o povo destruindo as colheitas, para convidar a uma penitência interior, a lacerar o coração e não as vestes (cf. 2,13). ( cf. homilia do papa Bento XVI na quarta feira de cinzas em 2012).

Então, é reconhecer que Deus é bom e santo e que devemos acreditar na misericórdia de Deus. Devemos acreditar no amor de Deus e voltar para Ele nesse tempo da quaresma. Deus quer o homem e a mulher por inteiro, por isso Ele pede a nossa recusa ao pecado e procurar uma vida nova.
“Assim, o profeta Joel ordena, em nome do Senhor, que se crie um ambiente propício penitencial: necessita tocar a trombeta, convocar a assembleia e despertar as consciências”. ( homilia do papa Bento XVI na quarta feira de cinzas em 2012).

A quaresma é um tempo reservado para oração, penitencia e jejum. Isso nos ajuda aproximar de Deus e experimentar a misericórdia. Devemos revestir de um coração novo onde cabe o amor de Deus por nós. São Paulo é missionário de Cristo que leva a mensagem da misericórdia de Deus a todos. Nesse tempo favorável é a nossa conversão a Deus e devemos assumir uma vida nova na graça.
O evangelista Mateus nos mostra Jesus dizendo: “Procurem pelo praticar da vossa justiça diante dos homens para serem admirados por eles" (Mt 6,1). Nós devemos ser sinal do amor de Deus aos nossos irmãos e irmãs que sofrem e precisam da nossa ajuda. Que cada dia desta quaresma renovemos a nossa fé em Deus que enviou o seu Filho para morrer pelos nossos pecados.

Assim, meus irmãos e irmãs, a quaresma se inicia com a celebração da quarta feira de cinzas com a imposição de cinzas em nossas cabeças e nós com o coração arrependido queremos estar com Deus e com os irmãos. A Igreja nos convida ao jejum e abstinência de carne que nos ajudam a estar mais intimo com Deus sem as preocupações do dia a dia. Durante quarenta dias vamos caminhar através do jejum, da esmola e da oração. Esses sãos os remédios contra o pecado e nos ajudam a santificar e viver os valores cristãos que são o amor, a justiça, o perdão, a misericórdia, a solidariedade e a partilha de bens com os mais necessitados.

A Igreja do Brasil nesse período propõe a campanha da fraternidade que também ajuda a se comprometer com Ela. Esse ano o tema será fraternidade e juventude e o lema Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8). A Igreja quer acolher a todos, principalmente os jovens, pois eles são chamados a fazer parte da Igreja, comprometendo com a causa de Cristo, que é de salvar e renovar a humanidade no bem.
Assim podemos caminhar rumo a Pascoa do Senhor com o coração renovado e purificado do mal. Abraçaremos a cruz do dia a dia no amor a Deus que nos leva ao coração de Deus misericordioso. Boa quaresma a todos e que nossa caridade, a nossa oração e penitencia nos ajudem a celebrar bem o mistério da Salvação de nosso Deus. (amém)

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.