Queridos irmãos e irmãs, se olharmos a Bíblia vemos que o Deus está ao lado dos pobres e dos oprimidos, das viúvas e dos órfãos. A riqueza material é muitas vezes um dos motivos que afastamos de Deus e dos irmãos que sofrem porque apegamos a matéria e ao poder que ela encerra. Há muitas passagens da bíblia que nos fala do desprendimento e da confiança em Deus. Deus nunca vai nos deixar passando necessidade e sempre vem em nosso socorro, não para ter muito, mas o suficiente para viver nesta vida em busca da Eternidade. Jesus nos ensina o desprendimento que nos leva a segui-lo fielmente.Deus nos chama ao compromisso de matar a fome dos famintos. Não podemos omitir

Quando Jesus pede ao moço rico que vendesse tudo e desse para os pobres e que terá um tesouro no céu, depois vem e segue-me (cf. Mt 19,16-22), Ele estava dando uma resposta a uma pergunta dele que foi: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna?" A resposta de Jesus a ele o deixou triste, pois ele era muito rico. Nós podemos concluir que quando seguimos Jesus vamos ter cosias que são partilhadas por todos e ninguém fica fora do banquete da vida, mas se somos apegados a matéria, então não enxergamos a fome dos nossos irmãos que ficam excluídos do mundo. Se soubermos usar os nossos bens vamos ter o suficiente para viver e repartir com os outros que mais precisam nesse mundo.

O próprio Jesus nos fala: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas. Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto a vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?  Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado a sua estatura? E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lírios do campo, como crescem; não trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como um deles.  Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?  (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.  Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.  Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.(Mt 6,24-34)

              São muitas as mensagens de Jesus dadas naquele tempo onde muitos estavam excluídos dos privilégios dos poderosos e que valem para hoje. Jesus dava esperança ao povo sofrido sedento de pão material e também de Deus. Certa vez uma multidão ficou ouvindo Jesus, a sua mensagem libertadora que restaura o homem para Deus e ficando tarde os apóstolos pediram a Jesus que o povo fosse embora para suas casas ou algum lugar para comprar alguma coisa de comer, mas Jesus surpreende-os nesta logica humana e material que eles tinham e deu a seguinte ordem: "Não precisam ir; dai-lhes vós de comer.". Os apóstolos com cinco pães e dois peixes dado por um garoto levaram a Jesus e assim Ele fez a multiplicação dos pães que saciaram a multidão. Assim, irmãos e irmãs, A Igreja deve ser o lugar da partilha para todos e não acúmulos de alguns privilegiados. Quando há partilha há sempre sobra e ninguém fica privado. (cf. Jo 4,1-14)
 
Na comunidade dos primeiros cristãos foi assim como podemos ver: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de necessidade. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”. (At 2,42-47)

Desse modo irmãos e irmãs, somos chamados a ser Igreja do pão partilhado e que não haja acumulo e desperdício de bens entre nós cristãos e trabalhemos para que haja partilha dos nossos bens entre os que mais sofrem de privação de saúde, de alimento, de moradia, de segurança e de justiça, tudo isso nos ajuda a ver o rosto de Cristo vivo e ressuscitado em nosso meio. Amém.

Primeiro Mandamento: אָנֹכִי יהוה אֱלֹהֶיךָ, אֲשֶׁר הוֹצֵאתִיךָ מֵאֶרֶץ מִצְרַיִם מִבֵּית עֲבָדִים: לֹא-יִהְיֶה לְךָ אֱלֹהִים אֲחֵרִים, עַל-פָּנָי. (Eu sou o Eterno teu Deus que te tirou da terra do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros deuses diante de Mim)

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha



Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.