Queridos irmãos e irmãs, a paz é fruto de um coração que ama. Deus nos fez para o amor, pois Ele é o puro amor. Deus ama infinitamente o homem e tudo que existe no mundo. O seu amor é tão grande que deu seu filho único e foi no amor de doação total que Jesus se entregou a morte numa obediência ao Pai na cruz. Essa cruz é sinal de encontro de todos os povos. A cruz de Cristo derruba a prepotência das ordens injustas que destrói a dignidade humana.

As pessoas devem buscar a paz e ajustiça em todas as relações humanas, mas para isso deve viver o amor que transcende todas as barreiras do individualismo e do egoísmo. Assim o amor traz a união e a fraternidade aos povos. A Igreja sempre é favor da paz. As maldades humanas na historia não calam a justiça e a paz, mas deve estar ligado ao amor e ao perdão. Isso deve ter ressonância numa vida de intimidade com Deus que está em cada rosto humano. Somos criados a imagem de Deus e por isso todos têm dignidade.
Há mais de quinze séculos que na Igreja Católica ressoa o ensinamento de Agostinho de Hipona, segundo o qual a paz, a ser conseguida com a colaboração de todos, consiste na tranquillitas ordinis, na tranquilidade da ordem (cf. De civitate Dei, 19, 13). (mensagem do dia Mundial papa Beato João Pulo II no dia 02-01-2002).

A violência, o ódio e o rancor devem ser substituídos pela paz, pelo amor e perdão. Assim seremos conhecidos como promotores da paz. O céu e a terra se aproximam nas pessoas de boa vontade que querem a paz entre todos.
 
Então vamos trilhar no caminho da paz em todos os lugares em que estivermos situados no mundo, assim dizia o Beato João Paulo II: “A paz exige quatro condições essenciais: verdade, justiça, amor e liberdade” 

Desse modo, podemos estar firmes nas nossas convicções cristãs que nos libertam integralmente, pois só em Cristo encontramos a verdadeira liberdade de filhos e filhas de Deus sem misturar com as ideologias materialistas e individualistas do mundo que separam as pessoas umas das outras. Que o Senhor seja a nossa luz que leva os nossos passos para a verdaeira paz
Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.