A Igreja nos convida a participar bem da quaresma, que é um tempo propicio de nós estarmos em oração, em penitencia, dar esmola e fazer jejum. Jesus já nos interpela  esse respeito dizendo: convertei-vos- e crede no evangelho. Sobre o arrependimento e penitencia Jesus nos fala exortando-nos para a conversão: Neste mesmo tempo contavam alguns o que tinha acontecido a certos galileus, cujo sangue Pilatos misturara com os seus sacrifícios. Jesus toma a palavra e lhes pergunta: Pensais vós que estes galileus foram maiores pecadores do que todos os outros galileus, por terem sido tratados desse modo? Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo. (Lc 13,1-3).
 
Queridos irmãos e irmãs, são quarenta dias de preparação para a grande festa da Pascoa do Senhor. Celebraremos a Ressureição de Jesus que vence a morte, o pecado e abre o céu para nós. Para celebrar bem a semana santa e o tríduo pascal, devemos procurar nesses quarenta dias refletir, orar, ouvir mais a palavra de Deus, se arrepender dos pecados e voltar para Deus com proposito de estar constante união com Ele e com toda a Igreja.

Nós não celebramos apenas um fato, mas fazemos a memoria, atualizando o acontecimento salvífico de Deus por nós. O amor é derramado abundantemente no sofrimento, morte e ressurreição de Jesus. Temos um Deus presente e a sua cruz é a prova maior de seu amor pela humanidade. Cada missa, celebramos esse acontecimento único, é aliança de Deus perpetuada para sempre entre nós. O catecismo da Igreja católica nos fala: “Pela liturgia, Cristo, nosso redentor e sumo sacerdote, continua em sua Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção.” (§1069)
 
Assim, meus irmãos e irmãs, a quaresma se inicia com a celebração da quarta feira de cinzas com a imposição de cinzas em nossas cabeças e nós com o coração arrependido queremos estar com Deus e com os irmãos. A Igreja nos convida ao jejum e abstinência de carne que nos ajudam a estar mais intimo com Deus sem as preocupações do dia a dia.

Durante quarenta dias vamos caminhar através do jejum, da esmola e da oração. Esses sãos os remédios contra o pecado e nos ajudam a santificar e viver os valores cristãos que são o amor, a justiça, o perdão, a misericórdia, a solidariedade e a partilha de bens com os mais necessitados.

A Igreja do Brasil nesse período propõe a campanha da fraternidade que também ajuda a se comprometer com Ela. Esse ano o tema será  fraternidade e juventude e o lema Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8). A Igreja quer acolher a todos, principalmente os jovens, pois eles são chamados a fazer parte da Igreja, comprometendo com a causa de Cristo, que é de salvar e renovar a humanidade no bem.

Assim, vamos caminhar rumo a Pascoa do Senhor com as mãos unidas e abertas a graça de Deus que constrói uma sociedade mais humana, cristã e solidaria com a participação de todos. Amém 

Bacharel em teologia Jose Benedito Schumann Cunha

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.